Se você torceu o joelho ou tem episódios de falseio e instabilidade no joelho pode ser que você precise passar por exames de imagem para auxiliar no diagnóstico das possíveis lesão do seu joelho, entre elas a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Aqui vou citar alguns exames que podem ser úteis no diagnóstico da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Mas antes disso é importante relembrar que:
- A avaliação dos exames de imagem deve ser complementar aos achados do exame físico e das queixas do paciente. A clínica é mais importante do que o resultado de exames isoladamente.
- Ter evidenciada uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) em um exame de imagem não significa obrigatoriamente que uma cirurgia será necessária.
Radiografia
A radiografia é um dos exames de imagem mais simples e de mais fácil acesso que dispomos.
A radiografia em si não permite visualizar o Ligamento Cruzado Anterior (LCA), mas é possível inferir essa lesão usando manobras para avaliar a translação anterior da tíbia.
A radiografia também permite avaliar a suficiência de outros ligamentos que podem ter sido lesados também e a presença fragmentos osteocondrais soltos.
Antigamente a radiografia com contraste intra-articular de contraste era uma opção para avaliar algumas lesões meniscais e de cartilagem
Ressonância Magnética
A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.
Esse exame permite avaliar também lesões do menisco, da cartilagem e dos outros ligamentos do joelho. Essas informações são importantes para planejar o tratamento e a reabilitação do paciente.
Artroscopia diagnóstica
A artroscopia diagnóstica de joelho é o padrão-ouro para o diagnóstico das lesões intra-articulares de joelho, incluindo as lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Ou seja, a artroscopia é o melhor exames para fazer o diagnóstico das lesões tanto desse ligamento quanto de outras alterações articulares do joelho.
Apesar de ser o melhor exame para fazer o diagnóstico da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), esse exame raramente é necessário para confirmar o diagnóstico. Mas em alguns casos em que a dúvida permanece a despeito de avaliação clínica e radiológica minuciosa a artroscopia diagnóstica pode ser necessária.
Outros exames
Existem outros exames que também podem ser utilizados para auxiliar na investigação diagnóstica das lesões ligamentares do joelho, mas muito raramente eles são necessários quando temos as opções citadas anteriormente.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta