O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) se regenera ou cicatriza? 

Postado em: 09/09/2022

Se ao invés de reconstruir o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) usando enxertos apenas tentássemos reparar o local da lesão e deixar o ligamento cicatrizar ou se regenerar? 

Esse pensamento parece um tanto óbvio, mas por muito tempo foi deixado de lado. 

Sempre se considerou que o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) tivesse baixo poder de cicatrização e, mais do que isso, o ligamento não cicatrizava em uma posição correta, mantendo o joelho instável. 

Por isso por muitos anos, a única opção cirúrgica para o tratamento das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) foi a reconstrução ligamentar com uso de enxertos. 

Mas esse panorama está mudando. Atualmente sabemos que algumas lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) quando tratadas em até 3 semanas após a lesão (idealmente) podem ter ótimos resultados clínico-funcionais com o reparo ligamentar primário. 

Por isso, após um trauma no joelho é importante procurar o cuidado de um especialista em joelho precocemente. 

OBS: no reparo primário não ocorre regeneração do ligamento, ocorre a cicatrização. Ainda não existe técnica que permita a regeneração ligamentar. 

Reparo LCA Ligamento Cruzado Anterior
No reparo do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), oferecemos condições para que o ligamento cicatrize em sua posição nativa e mantenha sua função. É importante observar que nem toda lesão é candidata ao reparo e que idealmente esse tratamento deve ser feito em até 3 semanas após a lesão do ligamento.

Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.