Praticantes de esportes de contato estão sujeitos a sofrer uma contusão muscular. Contusões musculares são a segunda causa mais comum de lesão esportiva, perdendo apenas para as distensões.
A maioria das contusões é leve e se cura rapidamente, sem afastar o atleta do jogo. No entanto, contusões graves podem causar lesões sérias e complicações que afastam um atleta por meses.
Causa da Contusão Muscular
As contusões ocorrem por um golpe direto ou golpes repetidos sobre uma parte do corpo, esmagando as fibras musculares e o tecido conjuntivo. Uma contusão pode ser resultado de uma queda ou do impacto contra uma superfície dura.
Sintomas
As contusões causam inchaço, dor e podem limitar a amplitude de movimento das articulações próximas à lesão. A ruptura dos vasos sanguíneos gera um hematoma que pode ser visível. O músculo lesionado pode ficar fraco e rígido.
Em traumas de alta energia ou muito graves, além da lesão muscular, você pode ter um osso quebrado, luxação (articulação deslocada) ou outras lesões.
Avaliação Médica e Exames de Imagem
O diagnóstico correto, avaliação de lesões associadas, definição da extensão da contusão e plano de tratamento dependem de uma avaliação médica e muitas vezes um exame de imagem complementar, radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética, pode ser necessário.
Tratamento
A maioria das distensões musculares pode ser tratada com o protocolo PEACE-AND-LOVE, que será explicado a seguir.
Nas primeiras 48 a 72 horas após o evento, você deve seguir o PEACE
- PROTEÇÃO — Evite novos traumas. Se necessário, use imobilizadores e muletas. Mas tente não ficar totalmente parado.
- ELEVAÇÃO — Mantenha o membro acometido elevado, acima da altura do coração.
- AVOID/EVITAR ANTI-INFLAMATÓRIOS — Evite anti-inflamatórios. Mas não é uma proibição, eles podem ser necessários para controlar dor.
- COMPRESSÃO — Faça uma leve compressão com faixa ou meia de compressão elástica.
- EDUCAÇÃO — Informe-se sobre a sua lesão, estratégias de tratamento, tempo de recuperação e participe ativamente do tratamento e das decisões.
Após esse período inicial a abordagem deve evoluir para LOVE
- LOAD/CARGA — Inicie exposição gradativa de cargas a região lesionada. O desconforto/dor é um bom parâmetro para saber o seu limite.
- OTIMISMO — Não deixe de ser realista quanto ao seu problema, mas mantenha uma visão otimista quanto aos resultados do tratamento.
- VASCULARIZAÇÃO — Exercícios aeróbicos de baixa intensidade ajudam na circulação sanguínea e diminuem a dor.
- EXERCÍCIOS — Exercícios focados em mobilidade articular, força e propriocepção devem começar o quanto antes.
Reabilitação
A reabilitação deve começar o quanto antes, com alongamentos e exercícios orientados pelo médico e fisioterapeuta. Lembre-se de ser cauteloso no retorno ao esporte
Dependendo da extensão da lesão, o retorno à atividade esportiva normal pode levar várias semanas ou até mesmo meses.
Na primeira fase da reabilitação, você deve fazer exercícios suaves de alongamento que começam a restaurar a amplitude de movimento na área lesionada.
Quando sua amplitude de movimento melhorar, incorporam-se exercícios resistidos
Retorno ao Esporte
Idealmente o retorno ao esporte só deve ocorrer após ausência de dor, amplitude de movimento completa das articulações próximas e recuperação da força muscular aos níveis de antes da lesão.
Complicações
Uma complicação que pode ocorrer após uma contusão muscular é a miosite ossificante.
Miosite Ossificante
Esta é uma condição em que os ossos se formam no músculo lesionado.
Os sintomas incluem dor persistente e inchaço no local da lesão. A formação anormal de osso também pode reduzir sua flexibilidade. Exercícios de alongamento vigorosos podem piorar a condição.
Muitas vezes o tratamento conservador vai resolver esse problema, mas em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia para retirar esses osso que cresceu dentro dos músculos.