O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um ligamento muito importante para a estabilidade do joelho, e por isso importante também para a função do joelho durante a prática de esportes.
A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma lesão bastante comum entre praticantes de atividade física, principalmente entre praticantes de esporte de contato, aceleração brusca e movimentos rotacionais, como futebol, basquete, rúgbi, vôlei.
Muitas vezes, após a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), não somos mais capazes de praticar uma série de esportes. Eventualmente até mesmo atividades cotidianas ficam prejudicadas ou difíceis de realizar devido a instabilidade no joelho.
Uma dúvida comum entre os pacientes que sofrem com essa lesão é “como eu rompi o meu ligamento?”
As lesões, inclusive do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), são multifatoriais e por isso é muito difícil definir individualmente quais foram os aspectos importantes para cada lesão. Mas conhecemos os principais mecanismos de trauma que cursam com a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a maioria dos pacientes consegue identificar qual o mecanismo de trauma envolvido na sua lesão.
Principais mecanismos de trauma para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
São 3 os mecanismos de trauma mais comuns para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a maioria dos pacientes identifica que sofreu a lesão com um desses mecanismos
- Movimento de rotação interna do fêmur sobre a tíbia com o pé fixo ao chão (mecanismo mais comum, geralmente ocorre durante mudança de direção ou aterrisagem de um salto)
- Hiperextensão do joelho (errar o chute na bola inadvertidamente)
- Frenagem brusca (interromper uma corrida abruptamente com uma desaceleração brusca)
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.