Se você rompeu o seu Ligamento Cruzado Anterior (LCA) existe uma chance considerável de você precisar passar por uma cirurgia para reconstruir esse ligamento.
Vários fatores devem ser levados em conta antes de optar pelo tratamento cirúrgico quando estamos frente a um paciente com uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Limitação funcional imposta pela lesão, instabilidade, desejo do paciente, expectativa de retorno a atividades esportivas de risco ou alta demanda…
Mas, uma vez que se optou pelo tratamento cirúrgico, você sabe qual o melhor momento para reconstruir o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?
Não se trata de um procedimento cirúrgico de urgência ou emergência. Ou seja, não precisa ser feito imediatamente ou dentro de poucos dias após o trauma.
Obviamente, algumas vezes situações de vida em que nos encontramos impedem ou dificultam sobremaneira que o paciente passe por uma cirurgia. Esposa grávida, filho pequeno, emprego novo, promoção recente… são todos fatores que costumam fazer com que o paciente escolha por postergar um pouco a cirurgia.
Mas considerando uma condição ideal, onde nenhum fato pode atrapalhar o processo de recuperação pós-operatória, qual o melhor momento para fazer a cirurgia.
O Momento ideal para Reconstruir o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
O momento ideal para a cirurgia é quando o joelho está:
- Desinchado
- Sem dor
- Com arco de movimento completo
- Boa ativação da musculatura da coxa
Esses marcos normalmente são alcançados em cerca de 3 semanas após o trauma.
Por que esse tempo de 3 semanas e todos esses critérios?
Uma das possíveis complicações relacionadas a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é a artrofibrose. A artrofibrose é uma condição em que nosso corpo forma traves fibrosas dentro da articulação que impedem a extensão e a flexão completa do joelho
A artrofibrose é uma complicação indesejada, mas que tem tratamento: uma nova artroscopia para limpar essa fibrose que se forma na articulação.
Apesar do tratamento da artrofibrose costumar ser satisfatório, é sempre melhor quando o paciente não tem esse percalço. Alguns trabalhos mostraram que realizar a cirurgia pelo menos 3 semanas após o trauma e com os critérios citados anteriormente diminui a chance do paciente ter artrofibrose pós-operatória.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.