A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma lesão que impõe, ao menos temporariamente, muitas limitações ao paciente. Além disso, após a lesão muitos pacientes não conseguem retornar a prática esportiva desejada ou se retornam não são capazes de recuperar o nível de competitividade almejado.
Dessa forma, qualquer intervenção que diminua o risco de lesão desse ligamento é bem-vinda. Incluindo o uso de joelheiras.
Apesar de fazer sentido usar joelheiras para evitar as lesões no joelho, parece que não existe nenhum benefício no uso desses dispositivos como profilaxia contra lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Pelo contrário, o uso de joelheiras parece piorar o desempenho atlético de alguns atletas, seja pelo efeito compressivo nos grupos musculares, seja por eventuais limitações de mobilidade que ela possa causar.
De modo geral, as recomendações atuais não são favoráveis ao uso de joelheiras como forma de prevenção para lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), mas é preciso observar:
1. muitos dos estudos avaliando os potenciais benefícios foram feitos com joelheiras de design e tecnologia mais antigos (e talvez joelheiras mais modernas apresentem uma relação custo-benefício melhor)
2. para algumas atividades de maior risco para lesão ligamentar (algumas posições específicas do futebol americano) o benefício da joelheira parece ser um pouco maior
Porém, alguns pacientes se sentem mais seguros ou confortáveis usando joelheiras (geralmente compressivas de neoprene). Se esse é o seu caso, e você não experimenta piora no desempenho atlético esperado, sem problemas, pode usar sua joelheira. Apenas tenha em mente que ela não vai evitar lesão no seu joelho.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta