Pessoas que romperam o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e apresentam instabilidade para as atividades desejadas devem idealmente ser submetidas ao tratamento cirúrgico com reconstrução ligamentar.
Porém, por inúmeros motivos, nem sempre o paciente deseja ou pode passar por cirurgia naquele momento. Esses talvez sejam os casos em que o uso de joelheiras traga os maiores benefícios.
Nesses casos a função da joelheira é tentar substituir a ausência do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) íntegro, evitando movimentos articulares anômalos, como movimentos rotacionais e anteriorização da tíbia excessivos.
Em alguns casos, o uso da joelheira pode até mesmo permitir que os pacientes retomem a prática de algum grau de atividade física.
Mas lembre-se: pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e instabilidade idealmente devem ser tratados com cirurgia para a reconstrução ligamentar.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.