Quais são os exercícios seguros, com baixa chance de ter uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?
Essa é uma dúvida comum entre pessoas que já romperam o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) ou que têm medo dessa lesão.
Antes de continuar com essa resposta é importante reforçar que o tratamento bem-sucedido da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), seja ele cirúrgico ou conservador, deve permitir que o paciente execute toda e qualquer atividade física desejada sem restrições.
Mas sabemos que não é bem assim na vida real e quem já enfrentou o processo de reabilitação uma vez não deseja enfrentar novamente. Por isso, muitas vezes acaba optando por atividades que têm um risco mais baixo de provocar lesão desse ligamento.
Como regra, atividades sem contato e que não necessitam de mudança brusca de direção, movimentos rotacionais, saltos ou grande aceleração/desaceleração são seguras e de baixo risco para o Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
A maioria dos esportes de Endurance pode ser considerado seguro. Natação, corrida, ciclismo e triátlon são todos esportes que oferecem baixo risco de lesão ou relesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Mas outras atividades como musculação, vela/iatismo e escalada esportiva também são seguros.
Já atividades como esqui, futebol de salão, basquetebol e wrestling podem ser consideradas de alto risco para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) devido as demandas impostas sobre o joelho.
Entre esses dois grupos existe uma série de outras atividades, como tênis, crossfit, squash… que possuem um risco moderado.