O joelho é dividido em 3 partes, chamadas compartimentos, elas são: medial, latera e patelofemoral. A prótese total de joelho é uma cirurgia que substitui os 3 compartimentos, mas nem todos os pacientes têm desgaste importante em todos os compartimentos, para esses pacientes é possível substituir apenas o compartimento acometido, a este procedimento damos o nome de artroplastia unicompartimental de joelho, ou prótese parcial de joelho.

Os objetivos da cirurgia de artroplastia unicompartimental são os mesmo da artroplastia total de joelho, melhora da dor, reestabelecimento da função e da mobilidade, e melhora da qualidade de vida. As vantagens da prótese parcial são: incisões menores, menor remoção de osso do paciente, menos sangramento, recuperação mais rápida, melhor amplitude de movimento e uma sensação de um joelho mais normal após a cirurgia. Já as desvantagens são melhora da dor menos consistente.

Nem todos os pacientes são candidatos a prótese parcial de joelho, converse com o seu médico a respeito do seu caso.

Na artroplastia de joelho ossos e cartilagens desgastados pela osteoartrite de joelho são substituídos por componentes artificiais de metal e polietileno. Na artroplastia parcial do joelho, ou artroplastia unicompartimental de joelho, apenas uma parte da cartilagem e do osso do joelho são substituídos.

Como as vias cirúrgicas e a agressão a partes moles são menores nas cirurgias de prótese parcial de joelho a recuperação dos pacientes costuma ser mais rápida.

Existem diversas opções cirúrgicas e não cirúrgicas para o tratamento da osteoartrite. Converse com o seu médico a respeito da melhor opção para o seu caso.

Descrição

Na osteoartrite de joelho a cartilagem articular vai se desgastando lentamente com o tempo. Esse processo pode ocorrer em toda a superfície articular ou ficar restrita a apenas uma parte, ou compartimento,, do joelho.

O joelho pode ser dividido em 3 compartimentos principais:

  • Compartimento medial: o lado de dentro do joelho
  • Compartimento lateral: o lado de fora do joelho
  • Compartimento anterior: a parte da frente do joelho

Nos casos de osteoartrite avançada, sem resposta satisfatória ao tratamento conservador, mas restrita a apenas um dos compartimentos do joelho a artroplastia unicompartimental de joelho é uma opção terapêutica.

Na prótese parcial de joelho apenas a cartilagem e ossos muito desgastados são substituídos por componentes artificiais, enquanto os compartimentos em boas condições são preservados.

Vantagens e Desvantagens da Artroplastia Parcial de Joelho

Os resultados da artroplastia parcial de joelho são muito bons quando o procedimento é bem indicado.

As principais vantagens da artroplastia parcial de joelho são:

  • Recuperação mais rápida
  • Menor dor pós-operatória
  • Menor perda sanguínea
  • Menor risco de infecção
  • Menor risco de trombose

Como parte da articulação do joelho nativa é preservada, muito pacientes também referem que o joelho fica parecendo mais natural do que com a prótese total de joelho. Além disso, a flexão do joelho costuma ser melhor.

A principal desvantagem da artroplastia parcial de joelho em relação a prótese total de joelho é a maior chance de precisar de uma segunda cirurgia no futuro. Em muitos pacientes a osteoartrite, hora localizada em apenas um dos compartimentos do joelho, pode passar a acometer outros compartimentos, fazendo com que o paciente precise converter a prótese parcial em uma prótese total de joelho.

AGENDE UMA CONSULTA

Candidatos a Artroplastia Unicompartimental de Joelho

O paciente ideal para a prótese unicompartimental de joelho é aquele com osteoartrite avançada, sem resposta satisfatória ao tratamento conservador, acometendo apenas um dos compartimentos do joelho.

Porém algumas condições contraindicam a cirurgia de prótese parcial:

  • Doenças inflamatórias (artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico)
  • Rigidez articular no joelho
  • Lesões ligamentares

Havendo seleção adequada do paciente candidato a artroplastia parcial de joelho os resultados de médio e longo prazo são muito bons.

Avaliação Ortopédica

Antes de indicar qualquer tratamento, o paciente deve ser muito bem avaliado. Isso é ainda mais importante se pensamos em indicar procedimentos cirúrgicos ou invasivos.

Entender as expectativas e desejos do pacientes, as limitações impostas pela doença, o local e as características da dor, e a presença de outras doenças é indispensável para a correta indicação dos tratamentos.

No exame físico me atendo ao ponto de maior dor do paciente, competência dos ligamentos do joelho, deformidade, trofismo e força muscular, limitações do arco de movimento, condições de pele, presença de doenças vasculares, entre outros detalhes.

Se seu joelho já tiver deformidade muito grande, rigidez ou lesão ligamentar a chance de ser indicada uma prótese parcial de joelho diminui consideravelmente.

Exames de imagem

Os dois principais exames de imagem necessário para avaliar o paciente candidato a artroplastia parcial de joelho são:

  • Radiografia
  • Ressonância magnética

A Cirurgia

Anestesia

Antes da cirurgia um anestesista irá conversar com você para em conjunto decidirem qual a melhor anestesia para você. Pode ser

  • Anestesia Geral
  • Raquianestesia
  • Bloqueio periférico
  • Combinação de técnicas

O Procedimento Cirúrgico

A cirurgia de colocação da prótese unicompartimental de joelho demora em média de 1 a 2 horas.

Antes de iniciar o procedimento eu inspeciono os outros compartimentos do joelho para me certificar de que a artroplastia unicompartimental de joelho está bem indicada. Nesse momento, pode-se optar por converter a cirurgia para prótese total de joelho (com ciência prévia do paciente de que existe essa possibilidade) ou interromper o procedimento e planejar nova abordagem em ocasião oportuna.

As etapas da cirurgia, após a inspeção articular são:

  1. Retirar cartilagem desgastada com os cortes ósseos
  2. Fixar os componentes metálicos ao osso remanescente
  3. Colocar o espaçador de polietileno

Alguns paciente submetidos a artroplastia parcial de joelho podem receber alta no mesmo dia da cirurgia.

Complicações

As complicações de uma artroplastia parcial de joelho são incomuns, mas como em todo procedimento cirúrgico existe risco. Os principais são:

  • Trombos
  • Infecção
  • Lesão neurovascular
  • Manutenção da dor
  • Riscos relacionados ao procedimento anestésico
  • Necessidade de novas intervenções cirúrgicas

Pós-Operatório

O pós-operatórios de paciente submetidos a artroplastia parcial de joelho habitualmente é mais fácil que dos submetidos a artroplastia total de joelho.

Alta Hospitalar

Muitas vezes o paciente pode receber alta no mesmo dia o no dia seguinte ao da cirurgia.

Analgesia

Sentir um pouco de dor no período pós-operatório imediato é esperado, mas essa dor não deve ser muito intensa ou incapacitante. Por isso você receberá toda a orientação a respeito dos uso de analgésicos e estratégias de lidar com a dor.

Fisioterapia

Deve começar o quanto antes, muitas vezes é possível fazer a primeira sessão de fisioterapia ainda no dia da cirurgia. É ela que vai te ajduar a recuperar o movimento da perna, ganhar força e treinar a marcha.

Caminhadas e Descarga de Peso no Membro Operado

A artroplastia parcial do joelho permite qu eo paciente descarregue o peso na perna operada imediatamente após a cirurgia. Os fatores limitantes serão seu conforto/dor e força.

AGENDE UMA CONSULTA

Você também pode se interessar por outros
tópicos relacionados a ARTROPLASTIA PARCIAL DE JOELHO

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

A artroplastia total de joelho, também conhecida por prótese de joelho, é uma cirurgia que consiste na substituição das cartilagens já...

SAIBA MAIS
ARTROSCOPIA DO JOELHO

ARTROSCOPIA DO JOELHO

Artroscopia de joelho é um procedimento cirúrgico, pouco invasivo, realizado por por pequenas incisões (cerca de 1cm) usando uma câmera colocada...

SAIBA MAIS
ARTROSE DE JOELHO

ARTROSE DE JOELHO

É importante começar ressaltando que a osteoartrite (ou artrose) de joelho não tem cura até o momento. Uma vez que a doença sem instala, ela...

SAIBA MAIS
Bloqueio dos Nervos Geniculares

Bloqueio dos Nervos Geniculares

O bloqueio dos nervos geniculares, também conhecido por ablação, neuroablação ou rizotomia dos nervos geniculares, é um procedimento...

SAIBA MAIS
OSTEOPOROSE

OSTEOPOROSE

Os ossos são órgãos compostos principalmente por cálcio e proteínas. Ossos saudáveis estão em constante processo de remodelamento (ele está...

SAIBA MAIS
OSTEOTOMIA  DE JOELHO 

OSTEOTOMIA  DE JOELHO 

Osteotomia significa cortar o osso. Em uma osteotomia do joelho a tíbia (osso da perna) ou o fêmur (osso da coxa) são cortados para alterar o...

SAIBA MAIS
PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)

PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)

O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é uma das opções em terapia regenerativa mais conhecida.  Existem diversos potenciais...

SAIBA MAIS
ARTROPLASTIA PATELOFEMORAL 

ARTROPLASTIA PATELOFEMORAL 

Nosso joelho pode ser dividido em 3 compartimentos: lateral, medial e anterior (patelofemoral).   A artroplastia total de joelho, mais...

SAIBA MAIS
RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos principais estabilizadores do joelho. A lesão desse ligamento é uma das lesões esportivas de...

SAIBA MAIS
RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL

A Reconstrução do Ligamento PateloFemoral Medial (RLPFM) é um procedimento cirúrgico indicado para paciente com instabilidade...

SAIBA MAIS
REVISÃO DE PRÓTESE DE JOELHO 

REVISÃO DE PRÓTESE DE JOELHO 

 A prótese total de joelho (PTJ), ou artroplastia total de joelho (ATJ), é um dos procedimentos cirúrgicos de maior sucesso na medicina. Na...

SAIBA MAIS
SUBCONDROPLASTIA

SUBCONDROPLASTIA

A articulação do joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, pois sustenta o peso do corpo e é fundamental para realizar...

SAIBA MAIS
SUTURA DE MENISCO E MENISCECTOMIA

SUTURA DE MENISCO E MENISCECTOMIA

A lesão do menisco é uma lesão bastante comum no joelho. Os meniscos são estruturas presentes entre os ossos do fêmur (coxa) e a tíbia (perna)...

SAIBA MAIS
Terapia com Células Tronco

Terapia com Células Tronco

As terapias com células-tronco têm despertado um grande interesse na área da medicina, oferecendo esperança para o tratamento de uma variedade...

SAIBA MAIS
TRANSPLANTE MENISCAL 

TRANSPLANTE MENISCAL 

O menisco é um amortecedor em forma de C que fica dentro do joelho. Cada joelho tem 2 meniscos, um lateral e outro medial. As lesões de menisco...

SAIBA MAIS
TRATAMENTO DAS LESÕES DE CARTILAGEM 

TRATAMENTO DAS LESÕES DE CARTILAGEM 

A cartilagem articular é um tecido bastante liso que reveste a parte articular dos ossos do joelho. Cartilagens saudáveis permitem um movimento...

SAIBA MAIS
VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O que é viscossuplementação? Viscossuplementação nada mais é do que a infiltração articular de ácido hialurônico. O que é ácido...

SAIBA MAIS