• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

Tudo o que você precisa saber sobre a Artroplastia Total de Joelho
ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

A artroplastia total de joelho, também conhecida por prótese de joelho, é uma cirurgia que consiste na substituição das cartilagens já desgastadas. Os objetivos da prótese de joelho são alívio da dor, restaurar a função do joelho e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Nessa cirurgia os ossos e cartilagens desgastados do joelho são removidos e substituídos por um joelho artificial feito de metal e polietileno. Os resultados de hoje em dia mostram que até 90% das próteses continuam funcionando bem por até 15 anos.

Quando a prótese de joelho está indicada?

A artroplastia total do joelho, ou prótese de joelho, é a última linha de tratamento da osteoartrose e está reservada aos casos mais avançados e sintomáticos de osteoartrose que não responderam adequadamente ao tratamento conservador e as opções terapêuticas menos invasivas e estão prejudicando substancialmente as atividades diárias do paciente.

Quanto tempo após a cirurgia de prótese de joelho posso voltar a andar?

O paciente é estimulado a andar o mais precocemente possível, inicialmente com o uso de muletas ou andador, mas logo que a força e a mobilidade forem recuperadas o paciente pode andar independentemente.

Em quanto tempo posso voltar a dirigir após a cirurgia de prótese no joelho?

Para as cirurgias realizadas no joelho esquerdo é possível dirigir carros automáticos assim que o paciente se sentir confortável. Nas cirurgias realizadas no joelho direito ou para dirigir carros manuais por volta de 6 semanas após a cirurgia.

Em quanto tempo posso voltar a trabalhar após a cirurgia de prótese total do joelho?

Habitualmente em 3 semanas é possível retornar aos trabalhos de escritório.

Que atividades posso fazer após a cirurgia de prótese total do joelho?

A prótese total de joelho deve permitir ao paciente a realização de atividades leves e de baixo impacto como caminhar, andar de bicicleta, nadar, musculação, jogar tênis de duplas e fazer cooper.

Quanto tempo dura uma prótese de joelho?

Depende da demanda e de doenças sistêmicas do paciente, em média uma prótese é feita para durar ao menos 10 anos, alguns estudos mostram que após 15 anos apenas 10% dos pacientes precisou de uma cirurgia de revisão.

Quais os riscos de fazer uma cirurgia de artroplastia total do joelho?

É esperado ter desconforto e inchaço no joelho nos primeiros dias do pós-operatório, isso tende a melhorar com o tempo. Alguns pacientes podem apresentam alteração da sensibilidade ao redor do joelho, na maioria das vezes isso melhor e não causa limitação funcional. São complicações específicas da artroplastia: fratura próximo a prótese, luxação da prótese, soltura da prótese, lesões de nervos e vasos, lesão ligamentar e rigidez articular. Outros risco inerentes a qualquer procedimento cirúrgico são: infecção, sangramento, trombose, alergia ou reação a medicamento e outras complicações relacionadas aos procedimentos cirúrgico e anestésico.

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

Quando a artrose em seu joelho já está muito avançada, pode ser difícil fazer atividades diárias simples, como caminhar o subir escadas. Você pode até mesmo sentir dor em repouso, enquanto sentado ou em pé. 

Se o tratamento conservador adequado com perda de peso, fortalecimento, medicamentos, alteração dos hábitos de vida e uso de instrumentos que ajudem na marcha, você pode ser um candidato a prótese total de joelho, ou artroplastia total de joelho. 

A prótese total de joelho é um procedimento cirúrgico seguro e eficaz no tratamento da osteoartrite avançada de joelho, diminuindo a dor, corrigindo a deformidade que sua perna possa ter e facilitando a retomada das suas atividades de vida habituais. 

A primeira cirurgia de prótese de joelho foi feita em 1968. Desde então, avanços nas técnicas cirúrgicas e no desenvolvimento de materiais aumentaram consideravelmente a efetividade da cirurgia. 

A prótese total de joelho é uma das cirurgias de maior sucesso não só na ortopedia, mas em toda a medicina. 

Não importa se você acabou de começar a se informar a respeito das opções de tratamentos para a osteoartrite de joelho ou se já decidiu que precisa de uma artroplastia total de joelho, esse artigo vai te ajudar a entender melhor a respeito desse procedimento que pode ser de muita valia. 

Anatomia 

O joelho é a maior articulação do corpo. 

Ter joelho saudáveis é uma condição obrigatória para realizar a maioria das atividades de vida diárias. 

O joelho é formado por 3 ossos: parte distal do fêmur (osso da coxa), parte proximal da tíbia (osso da perna) e a patela (osso da frente do joelho).  

As bordas desses três ossos são revestidas pela cartilagem articular, uma estrutura especial que permite o movimento suave entre os ossos. 

Os meniscos, lateral e medial, são duas estruturas em forma de C que ficam entre o fêmur e a tíbia e funcionam como amortecedores dentro da articulação. 

Os ligamentos do joelho mantém a estabilidade do joelho e a congruência ente os 3 ossos. E os músculos da coxa são os responsáveis pelos movimentos de flexão e extensão do joelho. 

Dentro do joelho as estruturas são revestidas por uma fina membrana, chamada membrana sinovial. É essa membrana que produz o líquido sinovial, um lubrificante natural produzido pelo nosso corpo que junto com a cartilagem reduz o atrito a quase zero dentro do joelho 

Habitualmente, todas essas estruturas que compõem o joelho trabalham em perfeita harmonia. Mas com o desgasta articular comum do envelhecimento, ou secundário a traumas, lesões e outras doenças essa harmonia é perturbada e podemos começar a sentir dor, fraqueza, instabilidade e barulhos no joelho, entre outras coisas. 

Causas  

A principal causa de dor e incapacidade funcional no joelho é osteoartrite. Apesar de existirem diversas possíveis causas para a osteoartrite de joelho as três causas mais frequentes são: osteoartrite primária, artrite reumatoide, artrite pós-traumática 

  • Osteoartrite primária: é a osteoartrite de joelho relacionada a idade e ao desgasta natural da articulação. Normalmente ocorre após os 50 anos, mas pode acometer pessoas mais novas também. A cartilagem articular que reveste os ossos fica desgastada causando dor e rigidez articular. 
  • Artrite Reumatoide: trata-se de uma doença autoimune, o corpo produz anticorpos contra estruturas do próprio corpo. Nessa doença a membrana sinovial que reveste a articulação fica cronicamente inflamada e espessada, cursando com perda da cartilagem articular, dor e rigidez articular. 
  • Artrite Pós-Traumática: esse tipo de osteoartrite é decorrente de lesões muito graves no joelho, como fraturas ou lesões de ligamentos. 

Descrição 

Na prótese de joelho, ou artroplastia de joelho, substituímos apenas a parte da cartilagem por componentes artificiais e tentamos preservar o máximo possível de osso e ligamentos. Existem três etapas fundamentais na cirurgia para a colocação da prótese de joelho. 

  1. Preparo do osso – a cartilagem gasta é retirada com uma pequena quantidade de osso de forma que o osso restante já fique no formato perfeito para receber os componentes da prótese de joelho 
  2. Colocação dos implantes – após a retirada da cartilagem doente e de parte do osso, os componentes artificiais da prótese são fixados nas estruturas remanescentes.  
  3. Colocação do espaçador de polietileno – um espaçador de polietileno (tipo especial de plástico) é colocado entre os componentes femoral e tibial 

Um quarto passo, opcional, que alguns cirurgiões fazer e outros não, é a substituição da porção articular da patela. 

A artroplastia total de joelho é para você? 

A decisão de se submeter a cirurgia para a colocação da prótese de joelho deve ser compartilhada entre você, sua família, seu ortopedista e os demais profissionais de saúde que cuidam de você. 

Quando a Prótese Total de Joelho Está Indicada 

Existem muitos motivos que podem levar um ortopedista a te recomendar que coloque uma prótese no joelho. Os pacientes que se beneficiam dessa cirurgia frequentemente têm: 

  • Dor e rigidez no joelho que impede atividades cotidianas simples, como sentar e se levantar de uma cadeira, subir e descer escadas ou caminhar alguns metros. 
  • Dor importante no joelho mesmo em repouso ou a noite
  • Deformidade no joelho em varo ou valgo (joelho para dentro ou para fora) 
  • Inchaço e inflamação recorrentes no joelho 
  • Ausência de melhora do quadro clínico com o tratamento conservador bem feito 

Candidatos a Prótese Total de Joelho 

Não existe contraindicação absoluta a colocação da prótese no joelho. A indicação da cirurgia é feita a partir de dor e limitação funcional, não da idade ou do peso do paciente. 

A maioria dos pacientes se submete a esse procedimento entre 50 e 80 anos, mas a indicação deve ser individualizada. Eventualmente pacientes bem mais jovens com doenças reumatológicas graves ou pacientes mais velhos ativos e com boas condições gerais de saúde podem se beneficiar muito dessa cirurgia. 

A Avaliação Ortopédica 

A avaliação ortopédica tem várias etapas até que se defina a necessidade de realizar a cirurgia para a colocação da prótese de joelho 

  • Anamnese: vou conversar com você para saber suas queixas, limitações, expectativas, condição geral de saúde e doenças associadas, antecedentes de trauma 
  • Exame Físico: avalio seu joelho quando a amplitude de movimento, deformidade, estabilidade, força, alinhamento, estalos e crepitações
  • Radiografias: as radiografias são os principais exames na avaliação do paciente com osteoartrite avançada de joelho 
  • Outros exames: ocasionalmente outros exames de imagem ou laboratoriais podem ser necessários para entender melhor sua condição de saúde 

Após a avalição clínica completa e minuciosa irei avaliar os achados com você e discutir as opções de tratamento para sua osteoartrite de joelho, inclusive as alternativas não cirúrgicas ou menos invasivas.  

Também irei te alertar a cerca dos riscos envolvidos em uma cirurgia desse porte. 

Decidindo Submeter-se a Cirurgia de Prótese Total de Joelho 

Expectativas Realistas 

Um fator importante a ser considerado por um paciente candidato a artroplastia total de joelho é entender que a prótese de joelho tem potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente, mas ainda não permite o retorno a toda e qualquer atividade sem restrição e não é um procedimento isento de risco. 

A maioria dos pacientes que se submete a essa cirurgia experimenta uma melhora radical da dor no joelho e recupera a capacidade de fazer atividades cotidianas. Mas esse tratamento não vai te permitir voltar a ser uma pessoa com alta demanda funcional (esporte competitivo, atividade física de alta intensidade). 

Com as atividades de vida diárias normais, os implantes colocados em seu joelho durante a cirurgia começam a ficar gastos, principalmente o espaçados de polietileno entre os componentes de metal. Excesso de peso ou de atividade física pode acelerar esse processe de desgaste dos componentes da prótese de joelho, o que pode fazer com que a prótese se solte ou comece a doer. Por isso, a maioria dos ortopedistas contraindica atividades de alta demanda omo correr, pular ou práticas esportivas de alto impacto pelo resto da sua vida. Ainda assim, alguns pacientes optam por manter atividades de maior risco como cooper e esqui. 

Habitualmente, após a colocação de prótese no joelho, eu permito que o paciente caminhe sem restrições, faça trilhas leves (hiking), nade, jogue golfe, tênis de duplas, ante de bicicleta, faça dança-de-salão ou pratique outras atividades de baixo impacto. 

Tomando os cuidados adequados sua prótese de joelho deve durar muitos anos. Eventualmente, te acompanhar pelo resto da sua vida. 

Complicações Possíveis 

A taxa de complicações relacionadas a artroplastia total de joelho é baixa. Complicações sérias como a infecção da prótese de joelho ocorrem em menos de 2% dos pacientes.  

Complicações clínicas graves como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral são ainda mais infrequentes. Doenças crônicas mal controladas são um fator de risco para as complicações associadas a prótese total de joelho. 

Apesar de pouco frequentes, essas complicações mais sérias podem prolongar ou limitar a reabilitação. Por isso, é importante que antes da cirurgia você tire todas as suas dúvidas com o seu médico. Você deve ir para a cirurgia sem nenhuma dúvida. 

Infecção 

As infecções em prótese total de joelho podem ser superficiais ou profundas, aparecer nos primeiros dias ou anos depois da cirurgia. Infecções superficiais, restritas a proximidade da ferida operatória apenas, podem ser tratadas com uso de antibioticos apenas. Complicações mais profundas, próximas a prótese podem precisar de outras cirurgias para limpeza e troca do espaçador de polietileno ou até mesmo uma cirurgia para trocar toda a prótese. 

Qualquer infecção que você tenha, mesmo que longe do joelho, pode ir para a prótese também e precisar de tratamento específico. 

Tromboembolismo 

Formação de trombos, ou coágulos, nas veias das pernas é uma das complicações mais comuns após a cirurugia para a prótese de joelho. Essas complicações podem ser muito graves e até fatais se um dos coágulos formados na perna migrar para o pulmão. Felizmente na imensa maioria das vezes esses trombos nem mesmo chegam a causar sintomas. Ainda assim, é protocolar instituir rotinas de profilaxia para eventos tromboembólicos, com uso de medicamentos, exercícios, meias de compressão elástica e dispositivos de compressão pneumática intermitente. 

Problemas Relacionados aos Implantes 

As técnicas cirúrgicas e materiais utilizados na cirurgia estão em constante evolução. Atualmente espera-se que mais de 90% das próteses dure mais de 10 anos e até 80% delas dure cerca de 20 anos pelo menos. Porém, os materiais da prótese podem ficar gastos em excesso e a prótese pode soltar. 

Além disso, espera-se que após a artroplastia total de joelho o paciente consiga dobrar o joelho cerca de 115º, mas algumas vezes a flexão conquistada após a cirurgia pode ser menor, principalmente se você já tem alguma grau de limitação da amplitude de movimento antes da cirurgia. 

Dor 

O principal objetivo da cirurgia de colocação de prótese de joelho é melhorar a queixa de dor do paciente. Infelizmente nem sempre obtemos sucesso. Por outro lado, dor pós-artroplastia é uma complicação rara e a grande maioria dos pacientes fica bastante satisfeita com o resultado final. 

Lesão Neurovascular 

Lesão de nervos e vasos importantes próximos ao joelho é uma complitação cara mas pode ocorrer e ser muito grave, podento resultar na amputação ou perda significativa de função do membro. 

Pós-Operatório 

Controle da Dor 

A dor no pós-operatórios inicial da cirurgia para a colocação de prótese de joelho é esperada, mas não deve ser algo que te impeça de fazer atividades cotidianas. 

Você será orientado quanto ao uso dos diversos tipos de analgésicos para que esse período inicial seja o mais confortável possível. 

Prevenção de Trombose 

A formação de trombos nos membros inferiores pode ser uma complicação muito grave, até mesmo fatal em alguns casos. Por isso medidas preventivas para essa complicação são obrigatórias. No período pós-operatório você deverá usar meia de compressão elástica e fazer uso de anticoagulatnes por cerca de 1 mês. 

Fisioterapia 

A fisioterapia é parte crucial do processo de reabilitação pós-operatória. Ela deve começar o quanto antes, muitas vezes ainda no mesmo dia da cirurgia. É na fisioterapia que você vai começar a trabalhar ganho de mobilidade, força e treinar a marcha. 

Atividade Física 

A artroplastia total de joelho permite que o paciente descarregue peso no membro operado imediatamente após a cirurgia, mas mas costuma demorar algumas semanas até qu eo paciente consiga retomar as atividades de vida diária normalmente. Em cerca de  a 6 semanas espera-se que você consiga desempenhar a maioria das suas atividades cotidianas sem dificuldade.