• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

CISTO POPLÍTEO DE BAKER

Tudo o que você precisa saber sobre o Cisto Poplíteo de Baker
cisto poplíteo de baker

CISTO POPLÍTEO DE BAKER

Dentro do joelho há um líquido chamado líquido sinovial, sua função é diminuir o atrito entre as estruturas do joelho durante a movimentação, para que esse líquido fique restrito a região articular existe a cápsula articular, que funciona como uma capa de revestimento da articulação. Em algumas pessoas a cápsula articular pode desenvolver cistos, um deles é o cisto poplíto, ou cisto de Baker, que se forma na região posterior do joelho. Esse cisto pode acometer pessoas de qualquer idade, mas geralmente ocorre em pessoas de mais idade, e pode causar dor e sensação de rigidez no joelho.

São diversas as possíveis causas do cisto de Baker (artrose do joelho, artrite reumatoide, artrite gotosa, traumas prévios) e sabe-se que em muitas das vezes esse cisto está associado a lesões degenerativas do menisco. O diagnóstico é feito principalmente por meio da história clínica e do exame físico, mas exames como o ultrassom e a ressonância magnética podem ajudar.

A maioria dos cistos de Baker pode ser tratada de forma conservadora, sem cirurgia. Em casos específicos pode-se indicar a punção desse cisto ou o tratamento cirúrgico de condições que favoreçam o surgimento dele.

CISTO POPLÍTEO DE BAKER 

O cisto de Baker, ou Cisto Poplíteo, é uma das alterações mais comum do joelho. É um cisto preenchido por líquido sinovial que se forma na parte posterior do joelho e pode causar dor e rigidez. 

Normalmente os cistos de Baker em adultos estão relacionados a outros problemas articulares como lesões meniscais degenerativas e osteoartrite. 

A maioria dos cistos de Baker melhor com o tratamento conservador e alguns até desaparecem sem tratamento algum 

Anatomia 

O joelho é a maior articulação do corpo. Ele é formado por 3 ossos: a parte distal do fêmur, a parte proximal da tíbia e a patela. A cartilagem reveste esses ossos para diminuir o atrito entre eles durante os movimentos. 

O líquido sinovial age como um lubrificante natural do joelho. As bursas são pequenas bolsas localizadas ao redor do joelho que contém líquido e diminuiem o atrito entre músculos, tendões ligamentos e estruturas adjacentes. 

Causa 

Nos adultos o Cisto Poplíteo de Baker geralmente está relacionado a problemas no joelho que causam derrame articular, como: 

  • Osteoartrite 
  • Artrite Reumatoide
  • Lesões meniscais 
  • Lesões ligamentares 
  • Lesões de cartilagem 

O derrame articular causado por essas doenças vai para a parte posterior do joelho e se acumula na bursa poplítea, formando um cisto rico em líquido sinovial, o Cisto de Baker. 

Em crianças, o Cisto de Baker muitas vezes não tem causa conhecida. 

Sintomas 

Alguns Cistos de Baker não causam sintoma algum e o paciente só descrobre após fazer uma ressonância por outro motivo. Mas os sintomas mais comuns são: 

  • Desconfortou ou sensação de preenchimento na parte posterior do joelho 
  • Dor
  • Rigidez ou dificuldade para dobrar o joelho 
  • Inchaço na parte de trás do joelho 

Se o Cisto de Baker ficar muito grande ele pode comprimir as estruturas que passam por trás do joelho (artéria, veia e nervo) e causar sintomas como dor e formigamento na perna. 

Algumas vezes o Cisto de Baker pode deixar a perna inchada, de forma muito semelhante ao que acontece nos casos de trombose da perna. 

Avaliação Médica 

Preciso saber detalhadamente seus sintomas e as lesões que você já teve em seu joelho. 

No exame físico vou me atentar a: 

  • Derrame articular 
  • Instabilidade ligamentar 
  • Cliques, estalos e rangidos no joelho
  • Rigidez articular 
  • Palpação da região poplítea 

Exames de Imagem 

O Cisto Poplíteo de Baker pode ser diagnosticado por ultrassonografia ou ressonância magnética. Mas outros exames como as radiografias são importantes para avaliar outras doenças que o joelho pode ter. 

Tratamento 

Na imensa maioria das vezes o tratamento do Cisto Poplíteo de Baker é conservador (não cirúrgico). E alguns deles vão desaparecer ou deixar de causar sintomas mesmo sem tratamento algum. 

Observação 

Se seu cisto de Baker provoca pouco ou nenhum sintoma a única coisa que pode ser feita é acompanhar a evolução dele. 

Modificação das Atividades 

Se o seu cisto de Baker só incomoda após ou durante a prática de atividades físicas específicas, mudar a atividade praticada pode ser uma solução. 

Analgésicos e Anti-Inflamatórios 

Remédios podem ajudar a controlar a dor e diminuir o inchaço do joelho. 

Infiltração articular 

Quando o Cisto de Baker está associado a um quadro de inflamação importante no joelho (sinovite) que não melhora com anti-inflamatórios a infiltração intra-articular pode ajudar. 

Aspiração do Cisto de Baker 

Cistos de Baker muito grandes e sintomáticos podem ser puncionados e esvaziados usando auxílio da ultrassonografia. 

Tratamento Cirúrgico 

O tratamento cirúrgico do Cisto de Baker é muito raro. Mas pode ser indicado nos casos em que o tratamento conservador falha. 

Artroscopia de Joelho 

É usada para tratar lesões associadas que podem estar causando o cisto de Baker 

Ressecção do Cisto de Baker 

Alguns casos de compressão das estuturas vasculares e nervosas que passam atrás do joelho e que não são resolvidos com a punção do Cisto de Baker, podem precisar de tratamento cirúrgico com ressecção. 

 

 

Se você foi diagnosticado com Cisto Poplíteo de Baker ou sente incômodo na parte posterior do joelho eu posso te ajudar. Agende a Sua Consulta.