Quando você vai passar por uma cirurgia ortopédica está colocando nas mãos de profissionais altamente gabaritados, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e toda a equipe hospitalar, o cuidado com a sua saúde.
No entanto, também sabemos que os pacientes que entendem seu tratamento obtêm melhores resultados. Converse com seu médico, entenda o que está acontecendo com você e nunca tenha medo de fazer perguntas. Se necessário, leve um amigo ou familiar as suas consultas e peça que eles te acompanhem durante toda a sua internação.
Durante a internação hospitalar solicite a todos os membros da equipe de saúde e prestadores de serviço do hospital que se apresentem e expliquem seu papel em seu tratamento. Esteja envolvido e ajude a garantir que seu atendimento supere suas expectativas.
Consulta Pré-operatória
Forneça informações a respeito do seu quadro de saúde e tire todas as suas dúvidas. Se achar melhor faça uma lista contendo seus questionamentos, problemas de saúde, medicações em uso.
A seguir ofereço um esboço de tópicos que sua lista pode conter
- Problema Ortopédico: descreva quando começou, como isso o incomoda e quais tratamentos você tentou
- Histórico Médico e Antecedentes Pessoais: liste todos os seus problemas médicos passados e atuais e como eles foram tratados
- Antecedentes Familiares: liste doenças ou condições de saúde que afetam sua família, incluindo problemas que surgiram durante cirurgias ou com anestesia
- Medicamentos Em Uso: Liste os medicamentos que você está tomando e suas dosagens. Certifique-se de incluir qualquer medicamento de venda livre ou suplementos vitamínicos que você tome regularmente
- Alergias: Liste todas as alergias a medicamentos, alimentos e ambientais (como pó, pólen ou picadas de abelha) que você tenha. Informe seu cirurgião se você já teve uma reação alérgica, como erupção cutânea, inchaço ou dificuldade para respirar. Existem alguns medicamentos e alimentos aos quais você pode ser sensível, mesmo que não seja realmente alérgico a eles. Inclua esses medicamentos e alimentos em sua lista e descreva os efeitos colaterais que você experimentou
- Radiografias, Exames de Imagens e Exames de Laboratório: leve os registros médicos e resultados de exames que você possuir – especialmente aqueles relacionados ao seu problema ortopédico
- Perguntas ou Preocupações: liste as perguntas que você tem sobre sua saúde e sua cirurgia planejada. Discuta essas perguntas com seu médico. É importante que você entenda os objetivos de sua cirurgia, como a cirurgia será realizada, quais são os possíveis riscos ou complicações e o plano de recuperação
Antes da Cirurgia
Leve para o hospital
- Lista de todos os medicamentos, suplementos e vitaminas que você toma
- Lista de suas alergias a medicamentos e alimentos
- Cartão do convênio, se possuir, e documento oficial.
- O nome e número de telefone do principal responsável por ter dar suporte enquanto você estiver internado
- Itens para cuidados pessoais como fio dental, escova de dentes, pasta, xampu, condicionador, creme e outros produtos de beleza – caso você esqueça os hospitais também costumam fornecer
- Itens que podem te melhorar o seu conforto durante a sua estadia, como um travesseiro ou livros
Admissão hospitalar
Será fornecida uma pulseira de identificação. Dois pacientes podem ter o mesmo nome, mas o número de identificação é único. Se a pulseira sair, garanta que ela seja substituída.
Antes da cirurgia
A equipe de saúde fará muitas perguntas. Algumas perguntas que podem ser feitas incluem:
- Você tem diabetes e toma medicamentos para diabetes?
- Você toma anticoagulantes?
- Você ou algum membro de sua família tem histórico de problemas com cirurgias, como reações adversas à anestesia, ou problemas com medicamentos?
Seu médico deve:
- Revisar, discutir e então pedir que você assine os termos de consentimento cirúrgico e anestésico.
- Confirmar o local da cirurgia com você e fazer a demarcação do sítio cirúrgico
Todos os seus itens pessoais como celular, óculos de leitura, aparelhos auditivos, relógio, joias, aliança, anéis e outros itens pessoais devem ser entregues a um acompanhante. Esses itens podem ser devolvidos a você quando retornar do centro cirúrgico
Após a Cirurgia
Interação com a Equipe de Saúde
Preste atenção ao atendimento médico e demais profissionais que você recebe. Se algo não parecer certo – como o tipo de medicamento que você está recebendo – informe seu médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde.
Espera-se que os profissionais de saúde se apresentem a você. Procure por suas identificações. Observe se todos lavaram as mãos antes de interagir com você. A lavagem das mãos é a maneira mais importante de prevenir a propagação de infecções.
Uso de Medicamentos
Ajude a evitar erros com medicamentos: Certifique-se de que os profissionais de saúde confirmem sua identidade verificando sua pulseira ou perguntando seu nome antes de administrar qualquer medicamento ou tratamento. Saiba em que horário você costuma tomar um medicamento. Informe seu enfermeiro ou médico se um medicamento regular for perdido. Seja capaz de identificar seus comprimidos antes de engoli-los. Seus medicamentos regulares podem ter uma cor ou forma diferente no hospital.
Durante a internação não tome medicamentos de uso habitual por conta própria. Eles podem dobrar a dose dos medicamentos que você está recebendo no hospital ou provocar interações medicamentosas. Informe seu médico se você não estiver tomando seus medicamentos de uso habitual.
Prevenção de Quedas
A cirurgia e os medicamentos pós-operatórios podem fazer com que até o melhor atleta se sinta fraco e caia. Alguns medicamentos e os soros podem fazer com que você precise ir ao banheiro com frequência. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Faça isso cedo, antes que seja urgente. Dê tempo para a equipe chegar até você. Quedas graves ocorrem quando os pacientes tentam ser independentes e não pedem ajuda.
À noite, muitas pessoas precisam de mais ajuda do que durante o dia. Para garantir sua segurança, acenda as luzes, use óculos e use sapatos antiderrapantes se precisar sair da cama. As cadeiras de rodas devem estar firmemente travadas antes sentar ou levantar.
A água quente no chuveiro pode baixar a pressão sanguínea e causar desmaios.
Plano de Tratamento
- Conheça seu plano de tratamento
- Faça perguntas para ter certeza de que entende os próximos passos do seu tratamento
- Incentive os visitantes a lavar as mãos antes e depois das visitas
- Desencoraje visitas de amigos e familiares que não estejam se sentindo bem
- Evite visita de crianças, elas são frequentes portadoras de resfriados
- Se organize para itens básicos como livro, telefone celular, água e óculos, por exemplo, estejam sempre com fácil acesso e você não precise se levantar desacompanhado para pegar
Preparação para a Alta
Normalmente, você recebe muitas instruções antes de sair do hospital. O enfermeiro lhe passará as informações mais relevantes também por escrito, incluindo uma lista dos medicamentos que você precisará tomar. É difícil lembrar de tudo. Como sempre, faça perguntas se você não entender claramente as instruções.
Tenha um acompanhante presente no momento da alta para ajudar a lembrar o que foi dito. Anote tudo o que for relevante e confirme:
- Quando e onde marcar uma consulta de retorno com o seu médico
- Orientações de cuidados com o curativo
- Orientações e cuidados na hora do banho
- Quando é seguro ficar sozinho em casa
- Quando você pode dirigir
- Instruções sobre elevação de um membro operado e suporte de peso na perna operada
- Entenda todos os medicamentos de que você precisa.
- Certifique-se de entender os sinais de alarme para complicações, como infecções ou trombose.
- Saiba como entrar rapidamente em contato com seu médico ou equipe de saúde ou hospital, se notar sinais de complicações
- Mesmo em casa, levantar-se para ir ao banheiro à noite pode ser perigoso. Os comprimidos para dormir e os medicamentos para a dor podem causar problemas de equilíbrio inesperados. A perda de sangue da cirurgia pode fazer você se sentir tonto quando se levanta pela primeira vez. Fique parado ao lado da cama por um momento antes de se levantar. Use óculos e acenda uma luz. Certifique-se de que tapetes escorregadios tenham sido removidos.
Conclusão
Pacientes que participam ativamente das decisões sobre sua saúde têm melhores resultados. Faça perguntas, entenda o tratamento e siga as instruções, que você estará no caminho certo.