• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

DOENÇA DE OSGOOD-SCHLATTER

Tudo o que você precisa saber sobre a Doença de Osgood-Schlatter
DOENÇA DE OSGOOD-SCHLATTER

A doença de Osgood-Schlatter é uma inflamação na inserção do tendão patelar causada por excesso de uso do joelho que ocorre em crianças e adolescentes. Esportes com muita corrida e saltos, como futebol, basquete, e atletismo predispõe ao surgimento dessa doença. Os principais sintomas são dor e edema na região. O diagnóstico é feito por meio das queixas do paciente, do exame físico e de exames de imagem. O objetivo do tratamento é melhor os sintomas de dor e edema do paciente. Na maioria das vezes isso é possível com o tratamento conservador (não-cirúrgico), por meio de fisioterapia e medicações. Em alguns casos a retirada cirúrgica da proeminência óssea após o término do crescimento pode ser indicada.

Doença de Osgood-Schlatter 

 

 A doença de Osgood-Schlatter é uma causa comum de dor na parte da frente do joelho de adolescentes. Alguns adultos podem apresentar a sequela da doença de Osgood-Schlatter, uma proeminência óssea na parte da frente do joelho, por vezes dolorosa. 

Osgood-Schlatter ocorre por uma inflamação secundária a sobrecarga mecânica no ponto de inserção do tendão patelar na tíbia. 

As queixas relacionadas a doença de Osgood-Schlatter quase sempre aparecem durante o estirão do crescimento e são mais comuns em adolescentes que praticam atividade física regularmente, principalmente as que envolvem corrida e saltos. 

Medidas simples como respouso, gelo, analgésicos, alongamento, fortalecimento e controle da carga de treino costumam ser suficientes para resolver o problema. 

Sintomas

A queixa típica na doença de Osgood-Schlatter é dor sobre a tuberosidade anterior da tíbia (TAT), local de inserção do tendão patelar na tíbia. Essa dor costuma ser pior com atividades que envolvam corrida e saltos e podem estar associadas a inchaço sobre a TAT. 

Os dois joelhos podem ser acometidos pela doença de Osgood-Schlatter, mas um deles normalmente é mais sintomático 

Avaliação Médica 

A história e o exame físico da doença de Osgood-Schlatter são bastante típicos. Mas sempre confirmo a existência de traumas relacionados ao surgimento da dor, a localização precisa do ponto doloroso e fatores que desencadeam ou aliviam os sintomas e avaliação de desbalanços e encurtamentos musculares que possam sobrecarregar o mecanismo extensor . Também é importante prestar atenção a rotina de treinamento físico e o tipo de esporte praticado, já que o controle de carga de treino é fundamental para o tratamento adequado da doença de Osgood-Schlatter. 

Exames de Imagem 

Radiografia e Ressonância Magnética podem ser solicitados para ajudar confirmar o diagnóstico  e excluir outras doenças em crianças ou para planejar o tratamento cirúrgico em adultos. 

Tratamento 

O objetivo do tratamento da doença de Osgood-Schlatter é reduzir a dor e o inchaço para permitir a retorno as atividades normalmente. 

  • Repouso conforme sintomas 
  • Fisioterapia para fortalecimento e alongamento 
  • Gelo 
  • Analgésicos e anti-inflamatórios
  • Ajuste da carga de treino 

 

Se você ou seu filho sofrem com dor na parte da frente do joelho, eu posso ajudar. Agende uma consulta.