• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

FRATURA POR INSUFICIÊNCIA SUBCONDRAL

Tudo o que você precisa saber sobre Fratura por Insuficiência Subcondral

A fratura por insuficiência subcondral é (erroneamente) mais conhecida por osteonecrose espontânea de joelho. Essa nomenclatura não é adequada já que não ocorre osteonecrose nessa doença. 

A fratura por insuficiência subcondral é mais comum em mulheres após a menopausa, está associada a quadros de osteoporose/osteopenia, e geralmente ocorre na parte de dentro do joelho, frequentemente junto a lesão meniscal na mesma região. 

Causas 

A fratura por insuficiência subcondral ocorre quando o osso próximo a cartilagem (osso subcondral) sofre microfraturas devido as cargas que passam por ele. Condições como osteopenia/osteoporose e lesão do menisco adjacente podem favorecer o surgimento dessa doença. 

Sintomas 

O quadro típico é do paciente que apresenta uma dor súbita na parte de dentro do joelho, que dificulta a deambulação e a realização de atividades com sobrecarga no joelho. Também pode haver inchaço, restrição de movimento no joelho, dor a palpação e sintomas mecânicos associados a lesão meniscal. 

Consulta Médica 

No atendimento ao paciente com fratura por insuficiência subcondral é importante identificar as condições que enfraqueçam o osso, como osteopenia/osteoporose, e fatores que causem uma sobrecarga mecânica sobre o local da fratura por insuficiência, como alteração do eixo mecânico da perna e lesão meniscal. 

fratura por insuficiência subcondral
Imagem de Ressonância de um edema ósseo secundário a uma fratura por insuficiência subcondral

Exames de Imagem 

Radiografia 

Nos casos de doença mais avançada e com colapso do osso subcondral a radiografia é capaz de mostrar alterações compatíveis com a fratura por insuficiência subcondral. A radiografia panorâmica dos membros inferiores permite que o eixo mecânico da perna seja avaliado 

Ressonância Magnética 

Nos casos agudos e com doença inicial a ressonância magnética é melhor para fazer o diagnóstico da fratura por insuficiência subcondral. Além disso, a ressonância magnética permite a avaliação de lesões associadas, como lesões do menisco. 

Tratamento 

Tratamento Conservador (Não-Cirúrgico) 

A maioria dos casos vai evoluir bem com tratamento conservador e permitirá as atividades habituais sem restrições. 

  • Analgésicos e anti-inflamatórios 
  • Tratamento da osteopenia/osteoporose 
  • Restrição de carga
  • Fisioterapia para manutenção de força a mobilidade 

Tratamento Cirúrgico 

Nos casos em que ocorre falha do tratamento conservador, existem opções de tratamento cirúrgico 

  • Subcondroplastia 
  • Osteotomia para realinhamento do membro
  • Artroplastia de Joelho 

Se você sofre com problemas no joelho, eu posso te ajudar

Você também pode se interessar por outros tópicos relacionados a Fratura por Insuficiência Subcondral

SUBCONDROPLASTIA