• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

GOTA E ARTRITE GOTOSA

Tudo o que você precisa saber sobre Gota e Artrite Gotosa

GOTA E ARTRITE GOTOSA

A gota é uma doença que causa episódios súbitos de inflamação intensa (dor importante, inchaço e vermelhidão) nas articulações e tecidos acometidos. A localização típica do primeiro episódio é na articulação do dedão do pé, mas todas as articulações podem ser acometidas. 

Apesar de causar sintomas muito incômodos e que por vezes parecem uma infecção, com o tratamento adequado a gota pode ser tratada. 

 Descrição 

A gota  é devido a um acúmulo excessivo de ácido úrico nos tecidos e articulações. 

Como reação do corpo a essa deposição existe uma resposta inflamatória intensa que provoca os sintomas típicos da gota (dor, calor local, vermelhidão, inchaço) e que muitas vezes remetem a um quadro infeccioso. 

Os episódios de gota aguda podem durar de 3 a 10 dias e tendem a melhorar aos poucos mesmo sem nenhum tratamento. Mas o tratamento faz os sintomas melhorarem bem mais rápido e ajuda a evitar novas crises. 

Que estruturas a gota pode acometer?

Muitas estruturas são afetadas pela gota. 

Articulações 

A articulação mais comumente acometida pela gota é a do dedão do pé, mas dedos das mãos, tornozelo, joelho, quadril e cotovelo também podem ser atingidas. 

Bursas 

As buras são pequenas bolsas ricas em líquido que ficam espalhadas pelo corpo e evitam o atrito entre estruturas adjacentes. As bursas mais acometidas pela gora são a do cotovelo (bursa olecraniana) e do joelho (bursa pré-patelar) 

Bainhas Tendíneas 

São estruturas pelas quais os tendões correm. A função das bainhas tendíneas é gruiar, proteger e nutrir os tendões nas regiões das mãos e dos pés. Em casos mais avançados de gota até mesmo a ruptura dos tendões pode ocorrer. 

Rins 

Altos níveis de ácido úrico favorecem o surgimento de pedra nos rins e podem causar lesão renal. Até 15% dos pacientes com gota têm pedra nos rins devido ao ácido úrico elevado. 

Progressão da Gota 

Depois de um primeiro episódio de gota pode demorar de meses a anos para haver um outro episódio. Entre as pessoas que não aderem ao tratamento preventivo adequado, o segundo episódio de gota aguda ocorre em até 2 anos. 

Os episódios subsequentes de gota aguda podem acometer mais de uma articulação por vez, ser mais intensos e ficar mais frequentes se a doença não for adequadamente controlada. 

Em casos de gota muito avançados e não tratados corretamente, depósitos de urato podem se depositar formando os tofos gotosos e as articulações são acometidas podendo evoluir para quadros de artrose avançada. 

Causas 

A gota é causada pelo depósito de ácido úrico nos tecidos. Os níveis de ácido úrico podem subir quando nosso corpo produz de mais ou não consegue eliminá-lo. 

Hiperuricemia é o nome dado a níveis de ácido úrico no sangue muito altos. 

É curioso notar que alguns pacientes com hiperuricemia não apresentam gota e outros com os níveis de ácido úrico bem controlado apresentam a doença. 

O Papel do Ácido Úrico 

O ácido úrico é produzido a partir da degradação das purinas (uma sibstância naturalmente encontrada no nosso corpo e nos alimentos). Nosso corpo mantém os níveis de ácido úrico controlados por meio da excreção renal. 

Até dois terços dos pacientes com ácido úrico elevado não apresentam gota. Ainda não sabemos os motivos de esses pacientes não desenvolverem gota, mesmo tendo níveis elevados de ácido úrico. 

Fatores de Risco 

Sexo 

Homens são mais acometidos que mulheres pela gota. Em mulheres a doença geralmente se desenvolve após a menopausa, o que indica que talvez haja um fator hormonal envolvido. 

Idade 

Homens geralmente apresentam a doença inicialmente entre os 30 e 45 anos. Mulheres, após a menopausa, entre 55 e 70 anos, 

Histórico Familiar 

Se alguém próximo na sua família tem gota, suas chances são aumentadas. 

Doenças Associadas 

Algumas doenças estão associadas a elevação do ácido úrico e gota, como: pressão alta, diabetes, doença renal, e algumas anemias. 

Uso de Medicações 

Aspirina, ciclosporina (imunossupressor) e remédios utilizados para tratar pressão alta, doença cardíca estão associados a maior prevalência de gota. 

Estilo de Vida 

Sobrepeso/obesidade e consumo excessivo de álcool são alguns dos hábitos de vida relacionados a aumento da chance de desenvolver gota. 

Sintomas 

Durante a crise de gota aguda a região afetada pode ficar bastante dolorosa, quente, vermelha e inchada. O local mais acometido é o dedão do pé (podagra). Os sintomas podem ser tão intensos que mesmo o toque do lençol pode ser doloroso. 

 Consulta Médica 

Durante a crise aguda de gota é importante descartar que haja um quadro infeccioso, para isso, algumas vezes, exames complementares podem ser necessários. 

Já nas consultas para controle da doença é importante saber informações a respeito do início e frequência dos sintomas, tratamentos instituídos até o momentos, doenças associadas, medicações em uso e estilo de vida. Muitas vezes o acompanhamento precisa ser em conjunto com colegas de outras especialidades e exames podem ser necessários. 

Exame de Sangue 

Os exames de sangue são importantes para avaliar seus níveis de ácido úrico e investigar possíveis doenças associadas que atuem como fator de risco para o desenvolvimento da gota. Nos casos agudos eles podem ser necessários para ajudar a descartar infecções. 

Análise do Líquido Sinovial 

É um exame que ajuda a confirmar o diagnóstico de gota. 

Tratamento 

O tratamento da crise aguda de gota consiste em melhorar os sintomas e tirar o paciente da crise. 

O controle da doença de base visa diminuir as crises agudas da doença. 

Controle da Crise Aguda de Gota 

  • Aplicação local de gelo 
  • Elevação do local acometido 
  • Repouso 
  • Analgésicos 
  • Anti-inflamatórios e corticoide
  • Colchicina 

Controle da Gota 

São candidatos ao tratamento com uso de medicamentos para controle da doença 

  • Crises agudas recorrentes 
  • Crises agudas muito sintomáticas e incapacitantes
  • Artrite gotosa (acometimento articular pela gota) 
  • Tofos gotosos 
  • Doença renal crônica 

Medicamentos Farmacológicas para Controle da Gota 

  • Alopurinol
  • Probenecide 
  • Febuxostato 

Medidas Não Farmacológicas para Controle da Gota 

  • Perda de peso 
  • Atividade física
  • Ingestão hídrica 
  • Evitar carboidratos simples e alimentos ricos em gordura 
  • Evitar consumo de álcool 

Tratamento Cirúrgico 

Remoção Cirúrgica dos Tofos Gotosos 

Os tofos gotosos podem ficar muito grandes, acometer articulações, causar prejuízo a função das mãos e impossibilidade de usar calçados, por exemplo. 

Artrodese 

Quando a gota acomete gravemente articulações para as quais não é possível colocar prótese a artrodese faz com que a diminuição do movimento no local melhore o quadro de dor pela degeneração articular. 

Artroplastia – Prótese Articular 

A articulação que mais precisa de prótese devido a artrite gotosa é o joelho. Esse é o último recurso para manter a função de um joelho gravemente acometido pela gota.

 

Se você tem Gota ou Artrite Gotosa eu posso te ajudar. Agende a Sua consulta.