• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

INFECÇÃO EM PRÓTESE DE JOELHO

Tudo o que você precisa saber sobre a Infecção em Prótese de Joelho

Infecção em Prótese de Joelho 

A artroplastia total de joelho é uma cirurgia comum para o cirurgião de joelho. Para a maioria dos pacientes o tratamento melhora a dor e permite que o paciente mantenha uma vida ativa. 

Porém todo procedimento cirúrgico tem seus riscos, a infecção após a prótese de joelho é um desses riscos. Até 2% dos pacientes submetidos a artroplastia total de joelho podem evoluir com infecção no local. Para alguns pacientes com fatores de risco para infecção esse valor pode ser ainda maior. 

As infecções em prótese de joelho podem ser superficiais, acometendo apenas a pele, ou profundas, chegando até o material implantado no joelho. Elas podem aparecer precocemente, ainda durante a internação, ou depois de você já ter voltado para casa. As vezes, elas aparecem anos depois da cirurgia. 

Descrição 

Qualquer infecção que você tiver pode se disseminar para a prótese. 

Infecções são causadas por bactérias. Nosso corpo possui bilhões de bactérias na pele e no trato gastrointestinal. Nosso sistema imunológico garante que possamos viver em harmonia com as bactérias (na verdade elas até são importante para manter nossa saúde). Mas as vezes nosso corpo não consegue se manter em equilíbrio com as bactérias e temos uma infecção. 

Como a prótese de joelho é uma peça artificial composta por metal e plástico, se uma bactéria consegue se alojar na prótese é muito difícil que nosso sistema imunológico consiga combatê-las, podemos ter então um quadro de infecção na prótese. 

As infecções periprotéticas frequentemente só são adequadamente tratadas com cirurgia e retirada da prótese. 

Sintomas 

Muitas vezes a infecção na prótese tem sintomas vagos e inespecíficos. Qualquer prótese de joelho que evolua com dor deve ser investigada para infecção. Os principais sintomas são 

  • Dor 
  • Rigidez em um joelho previamente bom 
  • Inchaço no joelho 
  • Calor e vermelhidão no local
  • Fístulas, saída de secreção pela ferida operatória 
  • Febre 
  • Suor noturno 
  • Calafrios 
  • Cansaço  

Exames de Imagem 

Exames de imagem podem ajudar a identificar uma infecção ou outros fatores que estejam causando os sintomas. Radiografia, cintilografia e PET-CT são alguns dos exames que podem ajudar na investigação. 

Exames Laboratoriais 

Alguns exames de sangue também podem ajudar a identificar uma infecção. Comumente são analisados contagem de leucócitos no hemograma, proteína C reativa (PCR) e velocidade de hemossedimentação (VHS), mas outros exames como pró-calcitonina, Dímero-D, Interleucina-6 e TNF-alfa também podem ser solicitados. 

Além dos exames de sangue, a análise do líquido dentro da articulação também ajuda no diagnóstico. Pode ser necessário fazer uma punção diagnóstica em centro cirúrgico e enviar o material para análise.  

Tratamento 

Tratamento Conservador 

Nos casos de infecção superficial, em que as bactérias não chegaram até a prótese é possível fazer o tratamento apenas com uso de antibióticos.  

Tratamento Cirúrgico 

Nos casos em que a infecção chegou até a prótese o tratamento cirúrgico é quase sempre necessário. 

Frequentemente mais que uma cirurgia é necessária, parte da prótese ou toda ela precisará ser trocada e o paciente precisará fazer uso de antibiótico por meses. 

 

Se você tem uma prótese de joelho com dor contínua, baixa amplitude de movimento ou está insatisfeito com o resultado final, eu posso te ajudar. Agende uma consulta.

 

Você também pode se interessar por outros tópicos relacionados a Infecção em Prótese de Joelho

REVISÃO DE PRÓTESE DE JOELHO

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

ARTROSE DE JOELHO – TRATAMENTO CONSERVADOR

ARTROSE DO JOELHO