• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR

Tudo o que você precisa saber sobre a Lesão do Ligamento Cruzado Posterior

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR 

O ligamento cruzado posterior (LCP) é um ligamento que fica no intercôndilo, dentro do joelho, atrás do ligamento cruzado anterior (LCA). É um dos ligamentos responsáveis por conectar a tíbia e o fêmur e manter a estabilidade do joelho. 

O ligamento cruzado posterior (LCP) evita principalmente a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur. Trata-se de um ligamento bastante forte, para rompê-lo é necessário um trauma de alta energia. 

Mecanismos comuns de lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) é o impacto do joelho contra o painel do carro em acidentes automobilísticos ou queda sobre a perna com o joelho dobrado. Outros mecanismos de lesão são traumas diretos e traumas torcionais durante a prática de esportes. 

Anatomia 

O joelho é formado por 3 ossos: fêmur (osso da coxa), tíbia (osso da perna) e patela (osso da parte da frente do joelho).  

Os ligamentos são as estruturas responsáveis pela conexão entre esses ossos e a estabilidade do joelho. 

Os 4 principais ligamentos do joelho são os ligamentos colaterais medial (LCM) e lateral (LCL) e os ligamentos cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP). Os ligamentos colaterais restringem principalmente o varo e o valgo do joelho. Os ligamentos cruzados restringem principalmente as tranlações anterior e posterior do joelho. 

Por ser mais espesso e forte, a lesão do ligamentos cruzado posterior (LCP) é bem menos frequente do que do ligamento cruzado anterior (LCA). 

Descrição 

A lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) é consideravelmente menos comum do que dos demais ligamentos do joelho. Muitas vezes a lesão do ligamento cruzado posterior é acompanhada por outras lesões do joelho (ligamentar, meniscal ou da cartilagem). 

Felizmente muitas lesões do ligamento cruzado posterior (LCP) são lesões parciais ou cicatrizam e permitem que o paciente retorne normalmente as suas atividades esportivas sem precisar passar por cirurgia. 

Causas 

São vários os mecanismos que podem levar a uma lesão do ligamento cruzado posterior (LCP), geralmente são mecanismos de alta energia. 

As principais formas de lesar o ligamento cruzado posterior (LCP) são 

  • Trauma direto na parte da frente do joelho com uma força de posteriorização da tíbia, como no impacto do joelho contra o painel do carro em um acidente automobilístico 
  • Trauma torsional do joelho 
  • Hiperextensão do joelho 

Sintomas 

Os sintomas típicos da lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) são: 

  • Dor e derrame articular (inchaço no joelho) logo após um trauma no joelho 
  • Rigidez articular 
  • Dificuldade de caminhar 
  • Sensação de instabilidade no joelho 

Consulta Médica 

A consulta médica é o momento de definir quais são as lesões do joelho, as expectativas do paciente em relação ao tratamento e determinar um plano terapêutico individualizado para cada paciente. 

Exame Físico 

O exame físico ajuda a identificar todas as lesões importantes do joelho e a definir o plano terapêutico. Testes clínicos específicos permitem identificar lesões do ligamento cruzado posterior (LCP) e de outros ligamentos do joelho. 

Exames de Imagem 

Os principais exames de imagem para avaliar o joelho com suspeita da lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) são as radiografias e a ressonância magnética. Porém em lesões crônicas a ressonância magnética pode não identificar a lesão do ligamento. 

Radiografia 

A radiografia não é um exame que permite a visualização do ligamento cruzado posterior (LCP), mas com ela podemos identificar fraturas, alterações degenerativas do joelho e com algumas manobras (radiografia com stress) é possível observar sinais de lesão do ligamento cruzado posterior (LCP). 

Ressonância Magnética 

A ressonância magnética é o melhor exame para avaliação das partes moles do joelho, por isso é o exame de escolha para avaliação do ligamento cruzado posterior (LCP). 

Tratamento 

Tratamento Conservador (Não-Cirúrgico) 

Se você teve uma lesão isolada do ligamento cruzado posterior (LCP) e não tem episódios de instabilidade no joelho, você é um candidato ao tratamento conservador. 

Tratamento Cirúrgico 

Se você teve uma lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) associada a outras lesões ligamentares, apresentar instabilidade, dor crônica ou lesões de tratamento cirúrgico associadas a reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado posterior (LCP) pode ser necessária. 

Recuperação 

Independentemente de você precisar ou não passar por cirurgia para tratar a lesão do ligamento cruzado posterior (LCP), você precisará fazer fisioterapia. 

Nos casos de tratamento conservador, em 4 a 6 meses você deve estar liberado para retornar as suas atividades sem restrições. Nos casos de tratamento cirúrgico, pode demorar até 1 ano para receber alta definitiva. 

Você também pode se interessar por outros tópicos relacionados a Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

LESÃO DO LIGAMENTO COLATERAL LATERAL (LCL)

LESÃO DO LIGAMENTO COLATERAL MEDIAL (LCM)

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR