• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

LESÃO DO MENISCO

Tudo o que você precisa saber sobre a lesão do menisco

O menisco é uma cartilagem especializada que fica dentro do joelho, entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna), atuando como um amortecedor do joelho e protegendo a cartilagem articular. A lesão do menisco pode ocorrer por causas degenerativas ou traumáticas e leva a dor e sintomas mecânicos (bloqueio articular, sensação de instabilidade).

As lesões do menisco têm baixo poder de cicatrização, por isso elas podem progredir para osteoartrose. O tratamento pode ser conservador (analgesia, perda de peso, fortalecimento de membros inferiores, infiltração), adotado principalmente nas lesões meniscais degenerativas em pacientes mais velhos, ou cirúrgico (meniscectomia ou sutura do menisco) adotado principalmente em pacientes mais jovens com lesão meniscal traumática ou havendo falha do tratamento conservador.

O que são e para que servem os meniscos?

Os meniscos são estruturas intra-articulares do joelho que desempenham diversas funções, as principais delas são distribuição de forças e absorção de impacto

Quais são os sintomas de uma lesão de menisco?

Os principais sintomas são dor e derrame articular, pode ocorrer dificuldade para andar ou para movimentar o joelho. Esses sintomas eventualmente podem melhorar espontaneamente. Outros sintomas comuns são: bloqueio articular, dor a palpação do menisco, sensação de falseio, estalos, travamento do joelho.

Como é feito o diagnóstico das lesões do menisco?

O mais importante para o diagnóstico são a história clínica, em que o paciente apresenta queixas típicas, e o exame físico, em que manobras específicas reproduzem os sintomas. Exames de imagem complementam a avaliação clínica, confirmando as hipóteses diagnósticas e mostrando eventuais lesões associadas. É importante sempre pesquisar lesões associadas, como lesões ligamentares ou de cartilagem.

Quais são as causas das lesões meniscais?

As lesões meniscais podem ser de origem degenerativa, como nas fases iniciais da osteoartrose do joelho, ou de origem traumática, como nos casos de entorse do joelho, estando muitas vezes associadas a lesão do ligamento cruzado anterior.

Qual o tratamento para a lesão do menisco?

O melhor tratamento para a lesão do menisco deve ser avaliado individualmente e depende de vários fatores: idade do paciente, tempo de lesão, etiologia (traumática/aguda, degenerativa), localização e tamanho da lesão, presença de lesões associadas, demanda funcional e expectativas do paciente, comprometimento com o processo de reabilitação. As principais opções terapêuticas são: tratamento conservador (fisioterapia, analgesia, fortalecimento de membros inferiores, infiltração, readequação dos hábitos de vida), primeira opção de tratamento nas lesões degenerativas sem sintomas mecânicos; meniscectomia (retirar parte do menisco lesado); sutura de menisco. Em alguns casos específicos pode-se indicar o transplante ou a prótese de menisco.

Em quanto tempo posso andar depois da cirurgia de menisco?

Depende das lesões associadas e do tipo de procedimento realizado em seu menisco. A meniscectomia simples permite carga total após a cirurgia, até que se recupere controle adequado do quadríceps (1-2 semanas) são utilizadas muletas. Já nos casos de sutura do menisco pode ser necessário permanecer por até 6 semanas com restrição de carga, de flexão do joelho e uso de braces.

Em quanto tempo posso dirigir após a cirurgia de menisco?

As cirurgias do menisco do joelho esquerdo não interferem na condução de carros automáticos. Já nas cirurgias do joelho direito ou para conduzir carros manuais é necessário um período de 4 a 6 semanas.

Em quanto tempo posso voltar a trabalhar depois da cirurgia do menisco?

Atividades de escritórios podem ser retomados em 1 a 2 semanas após a cirurgia. Atividades que tenham demanda física podem precisar de mais tempo para o retorno e dependem também se a cirurgia foi de meniscectomia (permite retorno mais precoce) ou sutura de menisco.

Quando posso voltar a praticar atividade física?

Após meniscectomia é possível retornar as atividades físicas em 3 a 4 semanas. Após sutura de menisco esse tempo pode ser de até cerca de 4-6 meses.

LESÃO DO MENISCO 

 A lesão do mensico é uma das principais lesões do joelho. Qualquer pessoa pode ter lesão de menisco, atletas jovens praticantes de atividade de contato ou pessoas mais velhas e sedentárias. 

Anatomia 

O joelho é a maior e mais forte articulação do seu corpo. Ele é composto por 3 ossos, a parte dista do fêmur, a parte proximal da tíbia e a patela. As partes articulares desses ossos são revestidos por cartilagem, uma estrutura que permite o deslizamento suave entre as partes do joelho. Tendões e ligamentos conectam os 3 ossos que fazem parte do joelho. 

Os meniscos funcionam como amortecedores do joelho. E o joelho é revestido pela membrana sinovial, responsável pela produção de líquido sinovial, um lubrificante natural para o seu joelho. 

Descrição 

As lesões do menisco podem acontecer por traumas agudos ou como parte da degeneração que o joelho sofre com o envelhecimento. 

As lesões de menisco podem ser descritas conforme localização, tamanho e padrão de lesão. 

Em praticantes de atividade física com lesão aguda de menisco frequentemente existem outras lesões associadas, como lesão de ligamento ou lesão da cartilagem. 

Causas 

Lesões meniscais agudas muitas vezes acontecem durante a prática de esportes. Elas podem surgir devido ao contato com outra pessoa ou durante um movimento de rotação ou mudança de direção. 

Em pacientes mais velhos, com alterações degenerativas, mesmo atos cotidianos simples, como levantar da cadeira, podem causar uma lesão de menisco. 

Sintomas 

É importante ter em mente que nem toda lesão de menisco causa sintomas, principalmente entre as lesões degenerativa. 

Durante a prática de atividade física você pode sentir um estalo acompanhado de dor no joelho. Seu joelho também pode ficar inchado e você pode ter dificuldade para dobrar ou esticar completamente o joelho. Alguns pacientes referem sensação de falseio ou instabilidade no joelho. 

Os principais sintomas da lesão de menisco são: 

  • Dor 
  • Derrame articular, inchaço no joelho 
  • Bloqueio ou travamento do joelho
  • Sensação de falseio ou instabilidade no joelho 
  • Limitação de flexão ou extensão do joelho 

Consulta Médica 

Na avaliação da lesão de menisco é importante entender as queixas e expectativas do paciente. Saber quais atividades estão limitadas pela lesão, como a lesão surgiu, outras lesões associadas. 

Exame Físico 

No exame físico existem testes e manobras específicos para identificar lesões de menisco. Além disso deve haver uma busca ativa para outras possíveis lesões associadas, como lesão dos ligamentos e lesão da cartilagem. 

Exames de Imagem 

Os exames de imagem são importantes para confirmar a lesão do menisco e investigar possíveis lesões assocaidas. 

Radiografia 

As radiografias simples não são exames bons para avaliar o menisco, mas permitem a avaliação das partes ósseas, do eixo da perna e de osteoartrite no joelho. 

Ultrassonografia 

Alguns testes dinâmicos de avaliação do menisco podem ser feitos usando a ultrassonografia. Em alguns casos esses testes ajudam a definir a extensão da lesão e a necessidade de tratamento cirúrgico. 

Ressonância Magnética 

A ressonância magnética é o melhor exame não invasivo para avaliação da lesão de menisco e de outras estruturas do joelho como ligamentos e cartilagem. 

Tratamento 

O tratamento das lesões de menisco depende de uma série de fatores, incluindo idade, presença de osteoartrite e alterações degenerativas, lesões associadas, sintomas, nível de atividade pretendido, características da lesão. 

Tratamento Conservador 

O tratamento conservador é a primeira linha de tratamento para as lesões meniscais degenerativas e algumas lesões agudas também podem ser tratadas inicialmente sem cirurgia.  

Nas primeiras 48 a 72 horas após início dos sintomas: 

  • Faça um repouso relativo, suficiente para evitar novos traumas e não sentir dor importante
  • Mantenha a perna elevada 
  • Use analgésicos e faça compressas geladas para lidar com a dor 
  • Se necessário, use anti-inflamatórios 
  • Use uma meia elástica compressiva 
  • Informe-se sobre sua lesão, estratégias de tratamento, tempo de recuperação 

Após 48 a 72 horas, você deve progredir etapas no tratamento 

  • Inicie exposição gradativa de cargas e movimento para o músculo lesionado 
  • Seja otimista quanto ao seu processo de recuperação 
  • Inicie exercícios aeróbios de baixa intensidade 
  • Faça exercícios focados em mobilidade articular, força e propriocepção 

Além disso, o acompanhamento conjunto com um fisioterapeuta é sempre bem vindo. 

Eventualmente infiltração com corticoide ou ácido hialurônico pode te ajudar.  

Terapias Biológicas 

Recentemente adjuvantes do tratamento conservador como Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e terapia com células tronco mesenquimais (MSCs) estão sendo estudados como opção, mas ainda sem evidência forte de benefício 

Tratamento Cirúrgico 

Nos casos de falha do tratamento conservador e lesões agudas reparáveis o tratamento cirúrgico pode ser necessário 

Meniscectomia Parcial 

Nesse procedimento retiramos parte do menisco lesionado por meio de artroscopia do joelho 

Meniscectomia Total 

A meniscectomia total, ou seja retirada de todo o menisco, é um procedimento que evitamos ao máximo. Já que no longo prazo esse procedimento aumenta consideravelmente a chance de artrose no joelho 

Sutura Meniscal 

A sutura de menisco (reparo meniscal, meniscorrafia) consiste em dar pontos para costurar o menisco. Esse procedimento é a primeira escolha para o tratamento das lesões meniscais, pois é a cirurgia que preserva a maior parte do menisco e diminui a chance de evolução para artrose do joelho quando comparado a meniscectomia. 

Infelizmente não é possível suturar todas as lesões meniscais e o procedimento é feito idealmente em pessoas jovens.  

Além disso, algumas lesões meniscais podem chegar a ter mais de 50% de re-lesão após sutura e o processo de reabilitação pós-operatório é mais difícil e demorado. Por isso, o paciente deve estar bem orientado quanto as etapas do tratamento e participar ativamente de cada uma delas. 

Recuperação Pós-Operatória 

Como regra a recuperação após a meniscectomia é mais rápida e simples que após a sutura de menisco. Após a meniscectomia é possível retornar as atividades cotidianas e esportivas sem restrições em algumas semanas. 

O reparo da lesão meniscal tem um processo de recuperação pós-operatória um pouco mais lento e complicado. Nas primeiras semanas pode ser necessário restringir carga, o movimento do joelho e o tempo para retorno sem restrições as atividades esportivas pode ser de até 6 meses. 

 

Se você tem uma lesão de menisco ou dores no joelho, eu posso te ajudar. Agende uma consulta.

Você também pode se interessar por outros tópicos relacionados a Lesão do Menisco

ARTROSCOPIA DO JOELHO

SUTURA DE MENISCO E MENISCECTOMIA

TRANSPLANTE MENISCAL

MENISCO DISCOIDE