• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

MENISCO DISCOIDE

Tudo o que você precisa saber sobre o Menisco Discoide

MENISCO DISCOIDE 

O menisco é uma estrutura cartilaginosa que fica dentro do joelho, entre o fêmur e a tíbia. Ele tem várias funções, mas pode-se considerar que ele funciona como um amortecedor dentro do joelho. 

Cada joelho tem 2 meniscos, o menisco lateral e o menisco medial. 

O menisco saudável tem um formato de C. O menisco discoide é uma condição na qual o menisco apresenta um formato com o preenchimento do espaço vazio no meio do C e fica com aspecto ovalado ou de disco. 

Meniscos discoide são mais propensos a sofrer lesões. Muitas pessoas com menisco discoide vão passar a vida sem ter sintomas relacionados a ele. Nesses casos nenhum tratamento é necessário. 

Já se houver dor ou sintomas mecânicos associados a um menisco discoide lesionado o tratamento cirúrgico pode ser necessário. 

Anatomia 

O menisco possui diversas funções dentro do joelho, mas a principal delas é atual como um amortecedor que protege as cartilagens do fêmur e da tíbia. 

Cada joelho tem 2 meniscos, o menisco lateral e o menisco medial. Cada menisco é fixado dentro do joelho por meio de ligamentos e inserções ósseas. 

O menisco saudável deve ter o aspecto de uma lua crescente, mas em algumas pessoas o menisco tem o formato de meia-lua ou circular. Chamamos essa condição de menisco discoide. 

É mais comum encontrar o menisco discoide na parte lateral do joelho, mas ele também pode acometer a parte medial. Algumas pessoas têm menisco discoide em ambos os joelhos. 

Tipos de Menisco Discoide 

Existem 3 tipos de menisco discoide 

  • Menisco discoide incompleto 
  • Menisco discoide completo
  • Menisco discoide hipermóvel/Wrisberg (nessa variedade alguns ligamentos responsáveis por fixar o menisco estão ausentes, por isso o menisco fica instável dentro do joelho) 

Lesões do Menisco Discoide 

O menisco discoide é mais propenso a lesões do que os meniscos normais. Se for um menisco discoide instável, essa chance de lesão é ainda maior. 

Infelizmente a chance de um menisco cicatrizar é muito baixa. Dessa forma, lesões sintomáticas em um menisco discoide são quase sempre cirúrgicas. 

Causas 

A causa do menisco discoide ainda não está bem definida. Sabemos apenas que é uma condição já presente ao nascimento. 

As lesões do menisco discoide podem acontecer com traumas leves ou até mesmo durante atividades cotidianas. 

Sintomas 

Os principais sintomas da lesão do menisco discoide são: 

  • Dor
  • Inchaço no joelho 
  • Rigidez no joelho 
  • Travamento no joelho 
  • Sensação de falseio ou instabilidade 
  • Dificuldade para esticar o joelho todo 

Avaliação Médica 

É importante entender quais são as queixas do paciente, quando elas começaram, outras lesões que ele já teve e as expectativas em relação ao tratamento. 

Depois testes específicos do exame físico ajudam a identificar a lesão e seu local. 

Exames de Imagem 

As radiografias não são capazes de mostrar um menisco discoide, mas podem mostrar sinais indiretos da presença do menisco discoide e ajudam a avaliar outras condições que podem estar presentes. 

A ressonância magnética é o melhor exame que temos para diagnosticar o menisco discoide e as lesões que ele possa ter. Crianças pequenas muitas vezes precisam de sedação para fazer a ressonância magnética. 

Tratamento 

Se o diagnóstico do menisco discoide foi incidental e você não tem nenhum sintoma compatível com um menisco discoide lesada, nenhum tratamento é necessário. 

Já se você tem dor ou sintomas mecânicos (bloqueio/travamento no joelho, sensação de falseio/instabilidade) provavelmente uma cirurgia será necessária. 

Artroscopia de Joelho 

O tratamento cirúrgico do menisco discoide é realizado por meio de artroscopia do joelho. 

Durante essa cirurgia regularizamos o menisco para que ele fique com um formato semelhante ao de um menisco saudável e tratamos as lesões remanescentes com sutura ou ressecção. 

Nos casos de menisco instável/Wrisberg também fixamos o menisco ao planalto tibial. 

O paciente geralmente tem condições de alta no mesmo dia do procedimento cirúrgico. 

Reabilitação 

Dependendo da cirurgia realizada pode ser que você precise ficar um tempo com restrição de carga e limitação de flexão no joelho operado. A fisioterapia deve começar o mais rápido possível após a cirurgia. 

Boa parte dos pacientes consegue voltar as atividades físicas sem restrições em alguns meses.

 

Se você tem sintomas no seu joelho e acha que pode ter um menisco discoide ou uma lesão meniscal, eu posso te ajudar. Agende uma consulta.

 

Você também pode se interessar sobre outros tópicos relacionados a Menisco Discoide

ARTROSCOPIA DO JOELHO

SUTURA DE MENISCO E MENISCECTOMIA

LESÃO DO MENISCO

TRANSPLANTE MENISCAL