OSTEOARTRITE PATELOFEMORAL
A osteoartrite patelofemoral é uma doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela e a tróclea do fêmur. Essa condição causa dor na parte da frente do joelho e pode dificultar atividades cotidianas como ajoelhar, agachar, subir e descer escadas.
Anatomia
A patela é um osso que fica na parte da frente do joelho e é facilmente palpável, ela funciona como uma polia que auxilia o quadríceps e facilita o movimento de extensão do joelho. A tróclea é a parte anterior distal do fêmur (osso da coxa) que se articular com a patela e guia seu movimento durante a extensão e flexão do joelho.
Para manter um deslizamento suave entre os dois ossos a articulação é revestida pela cartilagem articular e lubrificada pelo líquido sinovial, rico em ácido hialurônico.
Osteoartrite Patelofemoral
A osteoartrite patelofemoral ocorre quando a cartilagem articular da patela e da tróclea femoral se degeneram, causando dor e inflamação, além de prejudicar o deslizamento suave entre as estruturas.
Causas de Osteoartrite Patelofemoral
Muitas vezes não conseguimos encontrar uma causa que justifique a osteoartrite patelofemoral, mas sabemos que essa doença pode ser a evolução de alguns dos problemas que também causam instabilidade ou quadro de dor anterior no joelho.
Displasia
Displasia é uma malformação anatômica do joelho que causa uma sobrecarga nas estruturas da parte anterior do joelho e leva a desgaste precoce da cartilagem articular no local.
Sequela de Trauma
Traumas no joelho, como fratura, luxação e lesão de cartilagem causam lesões na cartilagem, que frequentemente não consegue cicatrizar adequadamente e progride para osteoartrite patelofemoral.
Sintomas
O principal sintoma da osteoartrite patelofemoral é a dor, quase sempre na parte da frente do joelho. Em casos mais avançados a dor pode estar presente mesmo em repouso, mas geralmente ela é desencadeada e agravada por atividades que sobrecarregam a articulação patelofemoral, como agachar, ajoelhar, subir e descer escadas.
Além disso, a osteoartrite patelofemoral pode causa rangidos, crepitações, estalos (às vezes altos o bastante para quem está ao lado ouvir), inchaço na articulação, rigidez e sensação de instabilidade no joelho.
Tratamento
Tratamento Conservador (Não-Cirúrgico)
O tratamento conservador da osteoartrite patelofemoral é muito parecido com o tratamento das outras osteoartrites de joelho.
- Analgésicos e anti-inflamatórios
- Atividade física
- Mudança dos hábitos de vida
- Perda de peso
- Fisioterapia
- Viscussuplementação e tratamentos biológicos
- Controle de doenças associadas
- Ablação dos nervos geniculares
Tratamento Cirúrgico
Os tratamentos cirúrgicos na osteoartrite patelofemoral são reservados para os casos de falha do tratamento conservador adequado
Realinhamento do Mecanismo Extensor
Alguns pacientes podem se beneficiar de cirurgias que mudem o funcionamento da articulação patelofemoral. Isso é feito por meio de liberação de partes moles e/ou transferência da tuberosidade anterior da tíbia (local de inserção do tendão patelar na tíbia).
O objetivo desses tratamentos é diminuir a sobrecarga na áreas com doença mais avançada.
Artroplastia Patelofemoral
Trata-se de uma prótese parcial de joelho que substitui apenas o compartimento anterior do joelho (troclea e patela) por componente de metal e polietileno.
A condição para que esse tratamento seja realizado é que não haja osteoartrite nos outros compartimentos do joelho.
Artroplastia Total de Joelho
Nos casos em que há indicação de artroplastia de joelho mas a artroplastia parcial está contraindicada, realizamos a artroplastia total de joelho (prótese total de joelho.
Na prótese total de joelho toda a cartilagem do joelho é substituída por componentes de metal e plástico.
Resultados do Tratamento
Para a maioria dos pacientes o tratamento da osteoartrite patelofemoral é satisfatório e permite a manutenção das atividades diárias sem muitas limitações.
Se você tem dor ou artrose na parte da frente do seu joelho, eu posso te ajudar. Agende a sua consulta.