• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

OSTEOCONDRITE DISSECANTE DE JOELHO

Tudo o que você precisa saber sobre a Osteocondrite Dissecante de Joelho
OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO JOELHO

A osteocondrite dissecante de joelho é uma doença da articulação na qual um fragmento de cartilagem com uma pequena camada óssea se solta, podendo ficar no local de origem ou livre na articulação.

O local típico de ocorrência dessa doença é na parede lateral do côndilo femoral medial, mas pode acometer outras partes do joelho e até mesmo outras articulações do corpo.

O paciente típico que se apresenta com osteocondrite dissecante tem entre 10 e 20 anos, é do sexo masculino e prática esportes.

Não se sabe ao certo a causa exata da doença, mas existem algumas hipóteses: microtraumas de repetição, alteração da irrigação sanguínea local e osteonecrose. Parece haver um componente genético envolvido na origem dessa doença.

As queixas típicas do paciente são dor, edema e rigidez articular, diminuição da amplitude de movimento e travamento ou estalidos no joelho. Muitas vezes a prática de atividade física piora os sintomas.

O diagnóstico é feito por meio da anamnese, exame físico, radiografias e ressonância magnética. Já o tratamento depende da idade e maturidade esquelética do paciente e características específicas do fragmento solto, podendo ser conservador, com uso de analgésicos e muletas até melhora do quadro, ou cirúrgico.

As opções cirúrgicas variam entre fixação do fragmento solto no seu local de origem e tratamentos específicos para lesões condrais: perfuração, mosaicoplastia, transplante autólogo, por exemplo.

OSTEOCONDRITE DISSECANTE DE JOELHO 

 A osteocondrite dissecante é uma doença que pode acometer qualquer articulação em qualquer idade, mas é mais comum na articulação do joelho de crianças e adolescentes. Nela, um pedaço da cartilagem se solta do restante que está ao redor. 

Normalmente ela acomete apenas uma articulação, mas em algumas pessoas pode ocorrer em mais de uma, nos dois joelhos, por exemplo. 

Principalmente em pacientes jovens, que ainda não alcançaram a maturidade esquelética, essa doença muitas vezes se resolve espontaneamente. Mas algumas vezes, principalmente em crianças mais velhas e adultos, esse fragmento pode se desprender e precisar de cirurgia. 

Anatomia  

A articulação do joelho é uma articulação na qual 3 ossos se juntam para permitir o movimento da perna em relação a coxa. Em um joelho saudável esse movimento é suave devido a cartilagem articular e a lubrificação oferecida pelo líquido sinovial. 

O local mais comum da osteocondrite dissecante é na cartilagem que recobre o fêmur no joelho. 

Causas 

Ainda não se sabe exatamente o que causa a osteocondrite dissecante. Acredita-se que microtraumas e estresse aplicado sobre o osso da região estejam envolvidos na etiologia da doença. 

Sintomas 

As principais queixas do paciente com osteocondrite dissecante do joelho são dor e inchaço no joelho. Nos casos mais avançados, em que há desprendimento do fragmento que fica solto dentro da articulação, pode haver bloqueio, travamento ou sensação de falseio na articulação. 

Consulta Médica 

Começo tentando entender bem a queixa do paciente, as atividades físicas praticadas e em que nível de exigência. Saber as expectativas do paciente é importante para individualizar e planejar a melhor proposta terapêutica para o paciente. 

Exame Físico 

Existem manobras e testes específicos que ajudam a fazer o diagnóstico da osteocondrite dissecante do joelho. 

Além de identificar a osteocondrite dissecante também precisamos avaliar o eixo da perna e possíveis lesões associadas 

Exames de Imagem 

Radiografia 

As radiografias são bons exames de imagem para avaliar as estruturas ósseas. Em casos mais avançados de osteocondrite dissecante elas podem confirmar o diagnóstico e mostrar a localização da lesão. 

As radiografias também permitem estimar o amadurecimento esquelético (fechamento da cartilagem de crescimento) e ajudam a avaliar o eixo da perna  

Tratamento 

Em pacientes jovens, com a cartilagem de crescimento aberta, e com lesão estável o tratamento conservador, sem cirurgia tem bons resultados. 

Em pacientes com lesão estável ou próximo a maturidade esquelética (cartilagem de crescimento fechada) o tratamento cirúrgico costuma ser cirúrgico. 

Tratamento Conservador (Não Cirúrgico) 

O tratamento não cirúrgico é a primeira linha de tratamento para casos de osteocondrite dissecante em pacientes com a fise aberta e lesão estável. O tratamento conservador consisite em: 

  • Restrição de atividade física  
  • Uso de muletas 
  • Imobilizar o joelho 
  • Analgésicos 

Em até 4 meses o paciente deve ter melhora significativa dos sintomas e retornar as atividades esportivas sem restrição. 

Tratamento Cirúrgico 

O tratamento cirúrgico da osteocondrite dissecante de joelho está indicado se 

  • Falha do tratamento conservador 
  • Fragmento instável ou deslocado 
  • Paciente próximo a maturidade esquelética 

Existem várias técnicas de tratamento possíveis para a osteocondrite dissecante de joelho. A escolha da melhor opção deve ser individualizada. Algumas das possibilidades são: 

  • Drilling / Microperfuração 
  • Fixação “in-situ” 
  • Mosaicoplastia (OATS) 
  • Uso de membrana de colágeno
  • Transplante osteocondral a fresco

Se seu filho tem dores no joelho, lesão de cartilagem ou osteocondrite dissecante eu posso ajudá-lo. Agende uma consulta.

Você também pode se interessar por outros tópicos relacionados a Osteocondrite Dissecante de Joelho

LESÃO DE CARTILAGEM

TRATAMENTO DAS LESÕES DE CARTILAGEM