SINOVITE VILONODULAR PIGMENTADA
A sinovite vilonodular pigmentada é uma doença na qual ocorre inflamação, espessamento e proliferação do tecido sinovial. Trata-se de um tumor articular geralmente benigno (metástase é algo raro nessa doença), mas que precisa de tratamento pois progride lentamente e compromete a articulação.
O joelho é a principal articulação acometida pela sinovite vilonodular pigmentada, mas outras articulações podem ser acometidas. O tratamento é quase sempre cirúrgico e consiste na retirada do tumor.
Descrição
Em joelhos saudáveis o tecido sinovial produz uma quantidade pequena de líquido sinovial, responsável por lubrificar a articulação e facilitar o deslizamento entre as cartilagens. Na sinovite vilonodular pigmentada a produção de líquido sinovial é bastante aumentada. O excesso de líquido sinovial dentro do joelho, associado a inflamação causada pela doença, provoca dor importante.
Na maioria das vezes a sinovite vilonodular pigmentada acontece no joelho de adultos jovens (20-50 anos), mas qualquer articulação pode ser acometida ou a doença pode ocorrer em mais de uma articulação.
A sinovite vilonodular pigmentada pode ser dividida em 2 formas de apresentação
Sinovite Vilonodular Pigmentada – Forma Localizada
O tumor ocorre apenas em um ponto específico da articulação. Essa forma responde bem ao tratamento cirúrgico.
Sinovite Vilonodular Pigmentada – Forma Difusa
O tumor é disseminado pela articulação. Essa forma é mais agressiva e tem resposta pior ao tratamento cirúrgico. Frequentemente necessita de terapias adjuvantes.
Causa
Até o momento não foi definida exatamente a causa da sinovite vilonodular pigmentada, mas alguns genes já foram relacionados ao surgimento da doença.
Sintomas
O principal sintoma da sinovite vilonodular pigmentada é o derrame articular/inchaço no joelho, devido a produção aumentada do líquido sinovial. Mas outros sintomas como dor, travamento, bloqueio e sensação de instabilidade também podem estar presentes.
Esses sintomas podem ser insidiosos, súbitos ou progressivos.
Consulta Médica
É bastante difícil fazer o diagnóstico de sinovite vilonodular pigmentada apenas pela anamnese e exame físico. Os principais achados são inchaço e dor no joelho, mas não existem testes clínicos específicos para fazer o diagnóstico dessa doença. Por isso exames de imagem são necessários para chegar ao diagnóstico.
Exames de Imagem
Radiografia
A radiografia não é um bom exame para avaliar a sinovite vilonodular pigmentada. Porém é um exame que ajuda a avaliar a condição geral da articulação e a descartar outras doenças.
Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética é o melhor exame de imagem para fazer o diagnóstico da sinovite vilonodular pigmentada. Além do diagnóstico da sinovite vilonodular pigmentada, a ressonância magnética também permite a avaliação de outras estruturas do joelho que podem ter sido degradadas pela doença.
Biópsia Sinovial
Nos casos em que a ressonância magnética não é conclusiva pode ser necessário fazer uma biópsia sinovial para que se chegue ao diagnóstico e possamos definir o melhor tratamento.
Tratamento
Além da dor e do derrame articular, a sinovite vilonodular pigmentada provoca destruição da articulação doente. Por isso ela sempre deve ser tratada
Tratamento Cirúrgico
O tratamento cirúrgico quase sempre é necessário para tratar a sinovite vilonodular pigmentada
Artroscopia
Pequenas aberturas, de cerca de 1cm, no joelho permitem olhar a articulação com uma câmera e usar instrumentos para retirar toda a sinóvia doente. É o tratamento de escolha para os casos de sinovite vilonodular pigmentada focal
Cirurgia Aberta
Nos casos de sinovite vilonodular pigmentada difusa pode ser necessário fazer uma cirurgia aberta. Usando grandes incisões que permitem explorar todo o joelho.
Cirurgia Combinada – Artroscopia + Aberta
Em algumas ocasiões só é possível retirar toda a sinóvia doente combinando as cirurgias.
Artroplastia Total de Joelho
Em pacientes com sinovite vilonodular pigmentada avançada, em que houve destruição da cartilagem e progressão para osteoartrite grave, o artroplastia total de joelho (prótese de joelho), é a alternativa final de tratamento.
Radioterapia Intra-articular
Consiste em aplicar na articulação do joelho um fármaco radioativo que ajuda a matar as células doentes. Essa opção terapêutica é indicada nos casos de doença difusa ou de recidiva da sinovite vilonodular pigmentada.
Tratamento Farmacológico
Algumas medicações têm perspectivas promissoras no tratamento da Sinovite Vilonodular Pigmentada. Os inibidores de TNF-alfa e de CSF-1R são os principais fármacos sendo estudados e podem auxiliar no tratamento de casos difusos, poliarticulares e recidivas.
Recuperação
Após a cirurgia para o tratamento da sinovite vilonodular pigmentada você precisará fazer fisioterapia para se recuperar.
Nos casos de tratamento artroscópico de sinovite vilonodular pigmentada localizada a recuperação tende a ser mais rápido e em poucas semanas você poderá retornas a sua vida normal.
Já o pós-operatório da cirurgia aberta para tratamento da forma difusa da sinovite vilonodular pigmentada a recuperação pode ser um pouco mais demorada e chance de complicações relacionadas ao procedimento é um pouco maior.
A Sinovite Vilonodular Pigmentada por recidivar. Enquanto na forma localizada a taxa de recidiva é baixa, nas formas difusas ela pode chegar a cerca de 30%. Por isso devemos ficar atentos aos sintomas após a cirurgia.