A articulação do joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, pois sustenta o peso do corpo e é fundamental para realizar atividades do dia-a-dia, como caminhar, subir escadas, sentar, etc.
Devido a esses movimentos, essa articulação é vulnerável a muitos problemas, sendo a osteoartrite e outras condições relacionadas a ela muito comuns. A subcondroplastia pode ser uma opção terapêutica para alguns desses problemas.
Fratura por Insuficiência Subcondral
A fratura por insuficiência subcondral do joelho é uma das condições degenerativas do joelho com potencial de causar impacto negativo significativo na vida dos pacientes. Podendo até mesmo prejudicar atividades simples e extremamente necessárias, como andar poucos passos.
Essa condição não pode ser identificada por uma radiografia simples. Precisamos de uma ressonância magnética nesse caso, que vai evidenciar um edema ósseo compatível com o local da dor.
Se essas lesões não forem tratadas corretamente podem evoluir com uma progressão acelerada do quadro de osteoartrite, chegando até mesmo a antecipar a necessidade de uma prótese de joelho.
O tratamento dessa doença pode ser feito de maneira conservadora, com uso de medicações e muletas ou andadores para a restrição de carga ou com um procedimento minimamente invasivo, a subcondroplastia.
Subcondroplastia
A Subcondroplastia é um tratamento para alguns casos específicos de artrose, associados a fratura por insuficiência do osso subcondral. Essas lesões estão relacionadas a piora da dor e uma progressão mais rápida da artrose, e não é identificada pela radiografia, apenas pela ressonância magnética. Paciente com quadro de artrose ainda bem inicial podem apresentar esse problema.
A Subcondroplastia é um procedimento minimamente invasivo que preenche as lesões subcondrais com um substituo óssea a base de fosfato de cálcio.
O preenchimento estabiliza as lesões e auxilia no processo de recuperação, melhorando a dor e facilitando as atividades dos pacientes.
Os melhores resultados são obtidos em pacientes com quadros de artrose leve a moderada, outras opções de tratamento devem ser pensadas para pacientes com artrose grave.
Podemos considerar que a subcondroplastia é um tratamento com o potencial de evitar ou retardar a colocação de uma prótese no joelho.
A Subcondroplastia está cada vez mais popular, pois é uma maneira simples e acessível de prevenir a osteoartrite, e até mesmo uma prótese de joelho.
Vantagens da subcondroplastia
· Procedimento minimamente invasivo
· Possibilidade de alta no mesmo dia do procedimento
· Recuperação rápida
· Baixo risco associado ao procedimento
· Não atrapalha caso seja necessário colocar uma prótese de joelho no futuro
Pós-Operatório da Subcondroplastia
É comum sentir alguma dor e desconforto na área operada por 1 a 2 dias após o procedimento. Analgésico simples usualmente são suficientes para contornar esse problema. Medicamentos para alívio da dor serão prescritos para gerenciá-la.
Você precisará de muletas ou andador por 1 ou 2 semanas após a cirurgia, visando reduzir a carga de peso na perna operada.
A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes após o procedimento.
Se você sofre com problemas no joelho, não perca tempo e agende sua Consulta
Você também pode se interessar por outros temas relacionados a subcondroplastia
FRATURA POR INSUFICIÊNCIA SUBCONDRAL