• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

Saiba Se o Tratamento Sem Cirurgia para a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é Para Você

Nem todo paciente vai precisar de cirurgia.

Saiba Se o Tratamento Sem Cirurgia para a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é Para Você

Saiba Se o Tratamento Sem Cirurgia para a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é Para Você 150 150 Iberê Datti

Além de serem frequentes, as lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) podem ser muito incapacitantes para a manutenção de algumas atividades, como futebol e artes marciais. Por isso, quando me deparo com um paciente que tem essa lesão avalio o paciente com muito cuidado, para identificar qual a melhor estratégia terapêutica para ele. 

Ao contrário do que a maioria dos pacientes acredita, nem toda lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) precisa de tratamento cirúrgico. Cerca de 15 a 20% dos pacientes que sofrem essa lesão vai conseguir desempenhar atividades cotidianas, laborais, recreativas e esportivas normalmente, mesmo com o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) rompido. 

O meu objetivo enquanto médico ortopedista e cirurgião de joelho é ter boas indicações cirúrgicas para as lesões do joelho. Isso é, indicar a cirurgia apenas para quem realmente precisa e não indicar cirurgia para quem não precisa.  

É muito importante, ao longo de todo o processo de avaliação do paciente com Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), tentar identificar quais são os pacientes que fazem parte desse pequeno grupo de 15 a 20% que não vão precisar de cirurgia. 

Para identificar esses pacientes existem critérios objetivos que eu irei elencar a seguir.  

Ter o joelho estável para as atividades desejadas 

A principal indicação de tratamento cirúrgico para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é a instabilidade funcional.  

Logo, qualquer novo episódio de instabilidade ou falseio do joelho após lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é indicativo da necessidade do tratamento cirúrgico. 

Não ter lesão associada de tratamento cirúrgico 

Mesmo em joelhos estáveis, muitas vezes, na avaliação inicial do paciente já são feitos diagnósticos que precisam de tratamento cirúrgico, como lesões de cartilagem, lesões de menisco suturáveis, ou outras lesões ligamentares que requerem tratamento cirúrgico. 

Nessas situações o tratamento conservador, sem cirurgia, do Ligamento Cruzado anterior (LCA) está descartado. 

O joelho não apresentar episódios recorrentes de inchaço 

Independentemente da estabilidade do seu joelho para atividades diárias ou esportivas, se seu joelho apresenta episódios de derrame articular (inchaço), mesmo sem novos traumas, a cirurgia para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) pode ser indicada. 

Avaliação no primeiro mês de reabilitação pós-lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) 

Alguns critérios devem ser alcançados ao fim do primeiro mês de reabilitação do tratamento não cirúrgico. Caso esses critérios sejam alcançados é possível manter a tentativa do tratamento conservador. Caso algum deles não seja alcançado, o tratamento cirúrgico está indicado. 

Os critérios para tratamento conservador da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são: 

  • Resolução do derrame articular 
  • Recuperação completa do arco de movimento 
  • Força de isometria do quadríceps de pelo menos 70% em relação ao lado não lesionado 
  • Capacidade de realizar o “hop-test” sem dor 
  • Desempenho no “hop-test” de pelo menos 80% em relação ao lado não lesionado 
  • Boa avaliação nos scores de funcionalidade do joelho 

Conclusão 

Se você conseguiu preencher todos os critérios, você pode ser um candidato ao tratamento não-cirúrgico da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Ainda assim, praticantes de atividades de risco, com movimentos rotacionais, mudança brusca de direção e muito contato, como futebol, basquetebol e rúgbi, costumam ser encorajados a optar pelo tratamento cirúrgico.

Se o tratamento conservador foi o tratamento de eleição para a sua lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), a sugestão é que você mantenha seu peso baixo, boa musculatura de membros inferiores, uma rotina de treinos funcionais e de propriocepção, evite atividades esportivas de alto risco para eventos de instabilidade e mantenha uma rotina de acompanhamento médico para avaliar a evolução do seu joelho.

Sim. É retornar aos esportes mesmo sem cirurgia após a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Sim. É possível retornar aos esportes mesmo sem cirurgia após a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:

Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta

Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.

Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.

Sei que também posso te ajudar.

Meus Locais de Atendimentos

Acompanhe Minhas Redes Sociais