Antes de mais nada é preciso reforçar que a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) visa a plena funcionalidade do paciente, sem restrição alguma. Ou seja, após o término do processo de reabilitação o paciente deve estar apto a realizar a atividade física que desejar e bem entender.
Porém o retorno as atividades devem progredir com parcimônia e ser bem orientada. O paciente não deve ser afobado e apressar o processo porque está se sentindo bem. É preciso cautela para evitar a relesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e colocar a perder todo um trabalho de meses.
A progressão de liberação dos exercícios você pode checar nesse meu outro post: https://iberedatti.com.br/como-sao-a-fisioterapia-e-a-reabilitacao-apos-a-cirurgia-do-ligamento-cruzado-anterior-lca/
Porém alguns pacientes, mesmo completando o tratamento inteiro e estando aptos a praticar o esporte que desejarem sem restrição alguma, optam por evitar atividades de alto risco e se restringem a esportes com menor chance de causar uma nova lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
As atividades esportivas consideradas seguras para o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são aquelas sem contato e que não dependem de movimentos rotacionais ou mudança brusca de direção. Entre elas estão corrida, ciclismo, natação, musculação, ioga, polo aquático, vela e escalada esportiva, por exemplo.
Já esportes como futebol, basquete e judo possuem um risco mais elevado para relesão ou lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) contralateral (do outro joelho).