Artrose do Joelho
A osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações que acomete principalmente pacientes mais idosos. Nela a cartilagem articular fica difusamente desgastada causando dor, edema articular, rigidez e restrição de movimentos da articulação acometida.
São várias as causas que podem levam ao desenvolvimento da osteoartrose: sobrepeso/obesidade, excesso de demanda articular, fraturas, traumas, deformidade dos membros inferiores, doenças sistêmicas, doenças congênitas e cirurgias prévias, por exemplo.
O diagnóstico é feito por meio de história clínica (dor, rigidez articular), exame físico (derrame articular, alteração do eixo do membro, diminuição da amplitude de movimento) e exames radiológicos, principalmente radiografia (diminuição do espaço articular, esclerose óssea, cistos subcondrais, osteófitos).
Não existe cura para osteoartrose, o tratamento visa diminuir a progressão da doença e aliviar os sintomas do paciente. O tratamento conservador, primeira linha de tratamento, consiste em modificação dos hábitos de vida, perda de peso, fortalecimento dos membros inferiores e métodos analgésicos. Alguns pacientes podem se beneficiar de infiltrações articulares (corticoide e viscossuplementação) como segunda linha de tratamento conservador.
O tratamento cirúrgico, com osteotomias ou artroplastia do joelho, é empregado quando há forma avançada da doença com resposta insatisfatória ao tratamento conservador e prejuízo as atividades cotidianas e laborais.
O que é a osteoartrite de do joelho?
É uma condição degenerativa que leva ao desgaste das estruturas do joelho. Ela pode estar relacionada a trauma prévios (fraturas, lesão de cartilagem, lesão de menisco, lesão dos ligamentos), a doenças sistêmicas, infecção, osteocondrite dissecante, ou podemos não conseguir definir uma causa para a doença. Além disso fatores como obesidade, sedentarismo e predisposição genética influenciam no aparecimento da doença.
Quais os são os principais sintomas da osteoartrite do joelho?
Dor, derrame e rigidez articulares são os principais sintomas da osteoartrite.
Inicialmente com atividades mais intensas, mas que progride lentamente podendo chegar até a quadros de dor em repouso. Diminuição de força, inchaço, rigidez articular, crepitação e estalos no joelho também podem ocorrer.
Quem pode ter osteoartrite de joelho?
A osteoartrite de joelho é bem mais prevalente em pessoas com mais que 50 anos, mas ela também pode acometer pessoas jovens, e até mesmo crianças.
Quais os impactos da osteoartrite de joelho?
A osteoartrite de joelho pode ter impacto significativo em diversas atividades cotidianas, como caminhadas e subir escadas. Para algumas pessoas é incapacitante e tem impactos negativos inclusive nas atividades laborais.
Quais as causas de osteoartrite de joelho?
Existem dezenas de causas que podem levar o paciente a ter osteoartrite de joelho. Apesar de ser uma doneça típica de pessoas com mais idade, ela também pode acometer pacientes jovens. Muitas vezes não é possível definir qual a causa de base da osteoartrite do joelho.
Sequela de trauma e artrite reumatoide estão entre as principais causas identificáveis de osteoartrite de joelho.
Como a doença evolui?
A evolução da doença costuma ser lenta. Inicialmente o paciente tem poucos sintomas, mas com o passar dos anos ela vai progredindo e limitando cada vez mais a vida do paciente, até que eles passam a evitar sair de casa, ter convício social, interagir com amigos e familiares.
Osteoartrite de joelho tem cura?
Infelizmente ainda não há cura para a osteoartrite de joelho, mas existem diversas opções de tratamento focadas em melhorar a dor e devolver a qualidade de vida para os pacientes.
Como é feito o diagnóstico da osteoartrite de joelho?
O diagnóstico é feito por meio da história clínica (em que o paciente apresenta queixas típicas), do exame físico (avaliação do eixo dos membros inferiores, deformidades ao redor do joelho, crepitações articulares), e de exames complementares (que evidenciam alterações típicas da osteoartrose).
Como é o tratamento da osteoartrose?
O melhor tratamento deve ser avaliado individualmente pelo seu médico, mas na maior parte dos casos o tratamento conservador (sem cirurgia) é a primeira opção terapêutica. Em casos avançados e na falha do tratamento conservador procedimentos cirúrgicos podem ser indicados.
Como é o tratamento conservador?
O tratamento conservador consiste em educação do paciente a respeito da doença, uso de analgésicos, fisioterapia, fortalecimento muscular, treinamento aeróbio, compressas de gelo, perda de peso, viscossuplementação (infiltração articular de ácido hialurônico), infiltração articular de analgésicos e corticoide, uso de palmilhas, órteses ou joelheiras.
Quer saber mais sobre o tratamento conservador? Clique Aqui
Quando o tratamento cirúrgico está indicado?
O tratamento cirúrgico está indicado nos casos de falha do tratamento conservador adequado, quando a osteoartrose tem impacto negativo importante na qualidade de vida do paciente. Nos casos com lesão meniscal ou de cartilagem causando sintomas mecânicos importantes e em alguns casos de fratura por insuficiência (SONK).
Como é o tratamento cirúrgico?
O tratamento cirúrgico depende de diversos fatores, entre eles: idade, demanda funcional do paciente, sintomas, e estágio da doença. Ele consiste principalmente em artroscopia (para retirada de corpos livre intra-articulares e desbridamento de algumas lesões do menisco ou da cartilagem), subcondroplastia (para fraturas por insuficiência), osteotomias ao redor do joelho, artroplastia unicompartimental e artroplastia total do joelho (prótese de joelho). A melhor opção deve ser avaliada individualmente pelo médico.
Quando a prótese de joelho está indicada?
A artroplastia total do joelho, ou prótese de joelho, é a última linha de tratamento da osteoartrose e está reservada aos casos mais avançados e sintomáticos de osteoartrose que não responderam adequadamente ao tratamento conservador e as opções terapêuticas menos invasivas e estão prejudicando substancialmente as atividades diárias do paciente.
Quanto tempo após a cirurgia de prótese de joelho posso voltar a andar?
O paciente é estimulado a andar o mais precocemente possível, inicialmente com o uso de muletas ou andador, mas logo que a força e a mobilidade forem recuperadas o paciente pode andar independentemente.
Em quanto tempo posso voltar a dirigir após a cirurgia de prótese no joelho?
Para as cirurgias realizadas no joelho esquerdo é possível dirigir carros automáticos assim que o paciente se sentir confortável. Nas cirurgias realizadas no joelho direito ou para dirigir carros manuais por volta de 6 semanas após a cirurgia.
Em quanto tempo posso voltar a trabalhar após a cirurgia de prótese total do joelho?
Habitualmente em 3 semanas é possível retornar aos trabalhos de escritório.
Que atividades posso fazer após a cirurgia de prótese total do joelho?
A prótese total de joelho deve permitir ao paciente a realização de atividades leves e de baixo impacto como caminhar, andar de bicicleta, nadar, musculação, jogar tênis de duplas e fazer cooper.
Quanto tempo dura uma prótese de joelho?
Depende da demanda e de doenças sistêmicas do paciente, em média uma prótese é feita para durar ao menos 10 anos, alguns estudos mostram que após 15 anos apenas 10% dos pacientes precisou de uma cirurgia de revisão.
Quais os riscos de fazer uma cirurgia de artroplastia total do joelho?
É esperado ter desconforto e inchaço no joelho nos primeiros dias do pós-operatório, isso tende a melhorar com o tempo. Alguns pacientes podem apresentam alteração da sensibilidade ao redor do joelho, na maioria das vezes isso melhor e não causa limitação funcional. São complicações específicas da artroplastia: fratura próximo a prótese, luxação da prótese, soltura da prótese, lesões de nervos e vasos, lesão ligamentar e rigidez articular. Outros risco inerentes a qualquer procedimento cirúrgico são: infecção, sangramento, trombose, alergia ou reação a medicamento e outras complicações relacionadas aos procedimentos cirúrgico e anestésico.
Anatomia
O joelho é a maior e mais forte articulação do seu corpo. Ele é composto por 3 ossos, a parte dista do fêmur, a parte proximal da tíbia e a patela. As partes articulares desses ossos são revestidos por cartilagem, uma estrutura que permite o deslizamento suave entre as partes do joelho. Tendões e ligamentos conectam os 3 ossos que fazem parte do joelho.
Os meniscos funcionam como amortecedores do joelho. E o joelho é revestido pela membrana sinovial, responsável pela produção de líquido sinovial, um lubrificante natural para o seu joelho.
Sintomas
Além de dor, derrame e rigidez articulares já citados anteriormente. Outros sintomas podem estar presentes:
- Piora dos sintomas logo ao acordar ou após ficar muito tempo sentado ou em repouso
- Piora da dor com atividades físicas mais intensas
- Rangidos e crepitações no joelho
- Fraqueza ou instabilidade no joelho
- Piora da dor quando o tempo muda
Consulta médica
Em minha consulta vou fazer diversas perguntas para entender melhor seus sintomas, possíveis causas para sua osteoartrite, guiar a solicitação de exames e desenhar o plano de tratamento mais adequado para você.
Exame Físico
Durante o exame físico vou observar:
- Inchaço articular
- Calor ou vermelhidão local
- O quanto seu joelho dobra e estica
- Instabilidade
- Rangidos, estalos e crepitações no seu joelho
- Pontos e movimentos dolorosos
- Alterações da sua marcha
- Alinhamento das suas pernas
- Rigidez das articulações do tornozelo e quadril
- Acometimento de outras articulações
Exames de Imagem
A radiografia é o exame de imagem mais importante na avaliação da osteoartrite de joelho.
Eventualmente outros exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser necessário para investigar problemas associados a osteoartrite de joelho.
Exames de sangue
Os exames de sangue podem ajudar a identificar possíveis causas da sua osteoartrite, avaliar o controle de outras doenças que você também possa ter e para a avaliação pré-operatória, nos casos de pacientes candidatos a tratamento cirúrgico.
Tratamentos
Atualmente não existe cura para a osteoartrite de joelho, mas existem diversas opções de tratamento focadas em melhorar a dor e devolver a qualidade de vida para os pacientes.
O tratamento conservador, não cirúrgico, sempre deve ser a primeira linha de tratamento para os pacientes com osteoartrite de joelho.
Modificações do Estilo de Vida
- Evite atividades que pioram a sua dor
- Dê prioridade a atividades de baixo impacto
- Perca peso
- Fazer exercícios que melhorem sua capacidade cardiovascular e aumentem a qualidade muscular da sua perna
Fisioterapia
Além das estratégias que promovem melhora da dor, na fisioterapia é possível trabalhar ganho de força, flexibilidade e mobilidade articular, o que deve melhorar a funcionalidade e qualidade de vida.
Uso de órteses, bengalas, muletas, palmilhas, joelheiras
Alguns pacientes referem melhora substancial dos sintomas quando usam esses acessórios.
Medidas locais
Uso de pomadas, cremes e compressas quentes ou frias podem te proporcionar um alívio temporário da dor.
Medicações
Vários remédios vão te ajudar a contornar a dor. Alguns deles precisam de receita, vários outros podem ser comprados livremente.
- Dipirona
- Paracetamol
- Ibuprofeno
- Naproxeno
- Anti-inflamatórios
- Corticoides
- Opioides
- Condroprotetores e suplementos alimentares
Controle de doenças desencadeantes
Nos casos de osteoartrite de joelho secundária a outra doença, o controle da doença de base é crucial para o sucesso do tratamento da osteoartrite. Isso ocorre com doenças reumatológicas (artrite reumatoide, lúpus, psoríase, espondilite anquilosante) e hematológicas (hemofilia), por exemplo.
Controle das doenças associadas
O paciente que tem osteoartrite de joelho muitas vezes também tem outras doenças comuns, como pressão alta, diabetes e colesterol alto, entre outras. Faz parte do tratamento ter bom controle de todas as doenças. Por isso, muitas vezes o paciente deve ser acompanhado em conjunto por mais que um médico.
Viscossuplementação e tratamento biológicos
Quando bem indicados esses tratamentos com ácido hialurônico, PRP e célula tronco mesenquimal podem propiciar melhora considerável dos sintomas para os pacientes.
Outras alternativas
São diversas as opções de tratamento adjuvante com potencial de trazer benefício para o paciente.
- Acupuntura
- Iôga
- Terapia de Ondas de Choque
- Terapia de Pulso Magnético
Tratamentos cirúrgicos
Quando o resultado dos tratamentos conservadores é insatisfatório, podemos lançar mão de tratamentos mais invasicos
Artroscopia
Geralmente a artroscopia não é indicada para tratamento de osteoartrite de joelho, mas casos selecionados, como na presença de corpos-livre intra-articulares em casos de osteoartrite leve, a artroscopia pode ser benéfica.
Subcondroplastia
Uma das consequências da osteoartrite de joelho é a alteração do osso subcondral. Em alguns paciente esse osso pode sofrer pequenas fraturas, que causam muita dor no paciente. Com a subcondroplastia fazemos um reforço com osso sintético nesse osso alterado, o que melhora a dor.
Osteotomia
Nessa cirurgia realinhamos a perna do paciente para redistribuir a carga que passa pelo joelho. Esse procedimento é indicado para pacientes ainda jovens e que pretendem manter uma alta demanda física.
Prótese de Joelho
Consiste na substituição da cartilagem comprometida por peças de metal e plástico.
É a última opção de tratamento nas osteoartrites de joelho. A grande maioria dos pacientes fica bastante satisfeita com os resultados desse tratamento.
Se você tem osteoartrite de joelho, eu posso te ajudar. Agende a Sua Consulta.
Se você conhece alguém que tem osteoarteite de joelho e pode se interessar por esse conteúdo, compartilha com ele.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato que eu posso te ajudar.
Você também pode se interessas por outros temas relacionados a Osteoartrite de Joelho (Artrose do Joelho)
ARTROSE DE JOELHO – TRATAMENTO CONSERVADOR