Entenda o que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?

Postado em: 16/07/2022

Ilustração de um Ligamento Cruzado Anterior (LCA) rompido.
Ilustração de um Ligamento Cruzado Anterior (LCA) rompido.

As lesões do joelho são bastante comuns entre praticantes de atividade física. Principalmente, entre praticantes de esportes de contato ou com aceleração brusca e movimentos rotacionais, como futebol, basquete, rugbi, vôlei.
O ligamento cruzado anterior (LCA) é um ligamento muito importante para a estabilidade do joelho, principalmente da translação da anterior e da rotação da tíbia. Por isso, a maioria das pessoas que sofrem uma lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) não consegue retornar a prática de alguns esportes sem passar por cirurgia.
Nesse post, vou te explicar o que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

O que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um ligamento intra-articular do joelho que atua como um dos principais estabilizadores dessa articulação, importante nos movimentos rotacionais, de deslocamento lateral e aceleração/desaceleração.

O joelho é formado por 3 ossos: o fêmur, a tíbia e a patela.
Esses ossos são conectados entre si por meio dos ligamentos, que funcionam como cordas que mantém seu joelho estável.

Os principais ligamentos do joelho são:

  • Ligamentos Cruzado Anterior (LCA)
  • Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
  • Ligamento Colateral Lateral (LCL)
  • Ligamento Colateral Medial (LCM)

Ligamentos Colaterais

Os ligamentos colaterais (medial e lateral) ficam dos lados de dentro e de fora do joelho e evitam que a perna desvie para o lado

Ligamentos Cruzados

Os ligamentos cruzados ficam dentro do joelho, formando um “X” entre eles. O cruzado anterior fica na parte da frente do “X” e o cruzado posterior fica na parte de trás do “X”. Eles são responsáveis por evitar que a tíbia deslize muito para frente ou muito para trás e também conferem estabilidade rotacional ao joelho

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos principais estabilizadores do joelho. A lesão desse ligamento é uma das lesões esportivas de tratamento cirúrgico mais comuns, particularmente em esportes de contato ou que exijam movimentos rotacionais. Infelizmente as lesões de LCA não cicatrizam adequadamente levando a quadros de instabilidade no joelho. A cirurgia de reconstrução do LCA tenta estabilizar o joelho.

Para pacientes que desejam manter prática de atividades que exijam movimentos rotacionais, mudança de direção e aceleração/desaceleração brusca o tratamento recomendado habitualmente é a reconstrução cirúrgica do LCA.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.