A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das lesões mais comuns entre praticantes de esporte.
Certamente você conhece alguém que rompeu esse ligamento enquanto batia uma bola. O grande problema é que por ser um ligamento muito importante para a estabilidade e função do joelho a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) pode ser muito incapacitante e impedir as pessoas de manterem uma rotina de atividades física. Algumas vezes, até mesmo atividades simples do dia a dia podem ser prejudicadas por essa lesão.
Se você deu um mau jeito no joelho e está em dúvida se rompeu esse ligamento, o ideal é que procure um ortopedista para que ele possa te avaliar e propor o melhor tratamento. Mas vão aqui alguns achados que sugerem que você pode ter tido essa lesão.
Mecanismo de Trauma
Muitas vezes você vai se lembrar de algum episódio em que teve um entorse ou mau jeito no joelho. Os mecanismos de trauma mais comuns de lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são:
- Mecanismo rotacional (rotação interna do fêmur sobre a tíbia com o pé apoiado)
- Hiperextensão do joelho
- Frenagem brusca
Sintomas Apresentados Após o Episódio Descrito Anteriormente
Algumas vezes após o “mau jeito” é possível se manter fazendo a atividade normalmente. Outras vezes o paciente percebe que tem alguma coisa errada ou diferente do habitual.
É comum no momento do trauma sentir o joelho saindo do lugar e um estalo típico (“POP”).
Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes logo após o trauma são:
- Dor no joelho
- Inchaço no joelho
- Insegurança para atividades
- Perda de força na perna
- Incapacidade de descarregar o peso na perna
- Dificuldade para movimentar o joelho
- Instabilidade no joelho
Queixa do Paciente
O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um ligamento muito importante para a manter a estabilidade do joelho. Por isso, lesões desse ligamento deixam o joelho instável e podem prejudicar mesmo as atividades mais simples do dia a dia.
As principais queixas dos pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são:
- Instabilidade no joelho
- Sensação de falseio
- Joelho saindo do lugar
Essas queixas são piores quando o paciente tenta fazer atividades que dependem de mudança de direção e movimentos rotacionais.
Por vezes atividades cotidianas simples não são prejudicadas, mas sempre que o paciente tenta fazer algum esporte de maior demanda o joelho falha.
Se você sente alguma coisa parecida com o descrito até aqui, é muito importante que você procure um ortopedista para te ajudar.
Avaliação Médica – Exame Físico
Durante a avaliação, o médico deve te perguntar a respeito de como você acha que machucou o joelho, das limitações que essa lesão está impondo a sua vida, do que você sente no seu joelho, o que acontece quando você tentar fazer atividade física ou movimentos de risco e quais são suas expectativas a respeito do tratamento.
Após a anamnese inicial, é hora do exame físico. No exame físico, além de avaliar possíveis lesões associadas a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), o médico vai fazer testes específicos para avaliar a competência desse ligamento.
Os principais testes para avaliar o Ligamento Cruzado Anterior são:
- Lachman
- Gaveta Anterior
- Pivot-shift
Exames de Imagem
O melhor exame de imagem para avaliar a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é a Ressonância Magnética (RM).
Além de avaliar o Ligamento Cruzado Anterior (LCA), a Ressonância Magnética (RM) é capaz de avaliar outros ligamentos, meniscos e cartilagem do joelho, que também podem ter sido lesionados e talvez precisem de tratamentos específicos.
O Diagnóstico Final da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
Cada informação coletada pelo médico, cada fato apresentado pelo paciente, cada achado dos exames físico e de imagem guiam o médico para definir se houve ou não lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e se o tratamento cirúrgico será bem indicado.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.