Muitas vezes a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) não é apenas uma lesão ligamentar isolada. Uma série de outras estruturas pode sofrer lesão durante o trauma que causou a ruptura desse ligamento.
Ter um diagnóstico completo de todas as estruturas do joelho que podem ter sido lesadas em associação com a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é importante para definir o melhor tratamento para o paciente, programar a reabilitação e criar expectativa a respeito do prognóstico de evolução e resultado do tratamento de cada pessoa.
Sabemos que algumas lesões associadas a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) podem alterar o tratamento cirúrgico e atrasar o protocolo padrão de reabilitação. Além disso, sabemos também que algumas dessas lesões quando negligenciadas aumentam a chance de haver re-ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) ou de evoluir com osteoartrite do joelho.
Lesões do Menisco
A associação entre lesões meniscais e lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são muito comuns.
As lesões do menisco lateral são mais comuns no trauma agudo. Enquanto as lesões do menisco medial são mais comuns nas lesões crônicas.
Entre as lesões meniscais, três merecem destaque
Lesão Meniscal em Alça de Balde
É uma lesão meniscal longitudinal extensa em que a parte lesionada do menisco se desloca para o intercôndilo. Essa lesão pode causar bloqueio da movimentação do joelho.
Quando tratadas rapidamente essas lesões têm maior potencial de ser reparável e, portanto, de preservarmos o menisco.
Lesões em alça de balde crônicas têm menor chance de sucesso com tratamento cirúrgico que visam preservar o menisco. Por isso, frequentemente são tratadas com meniscectomia (retirada do menisco), o que favorece a evolução para quadro degenerativos e osteoartrite de joelho
Lesão em Rampa ou “Ramp-Lesion”
É uma lesão menisco-capsular do corno posterior do menisco medial.
Quando negligenciadas ocorre uma sobrecarga do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) reconstruído, o que aumenta a chance da re-ruptura do ligamento.
Lesão da Raiz Meniscal
As raízes meniscais são importantes pontos de ancoragem do menisco no planalto tibial.
Cada menisco do joelho tem duas raízes, uma anterior e uma posterior, que podem ser lesionadas durante o trauma que rompe o Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
A lesão da raiz meniscal deixa o menisco solto e instável, de modo que o menisco perde suas características biomecânicas, favorecendo a evolução para quadros degenerativos e osteoartrite de joelho.
Lesão de Cartilagem
A principal função da cartilagem é garantir o movimento entre os ossos do joelho com o mínimo de atrito.
Muitas vezes durante o trauma que lesiona o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) lesionamos também a cartilagem do joelho. A maioria dessas lesões de cartilagem não precisa de intervenção cirúrgica ou tratamento específico. Mas lesões de espessura total e extensas devem ser tratadas cirurgicamente.
Não tratar lesões de cartilagem que possuem indicação para tal pode causar dor crônica pós-operatória, eventualmente com necessidade de nova cirurgia, progressão da lesão condral e evolução para quadros degenerativos e osteoartrite de joelho.
Lesão de Outros Ligamentos
O joelho tem vários outros ligamentos além do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Algumas vezes existe concomitância entre a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão de um ou mais desses outros ligamentos, podendo caracterizar uma lesão multiligamentar do joelho.
Quando não tratamos a lesão desses outros ligamentos, o joelho pode continuar instável e favorecer a re-ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Os principais ligamentos que têm lesão associada a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são:
- Ligamento Anterolateral
- Ligamento Colateral Medial e Canto Posteromedial
- Ligamento Colateral Lateral e Canto Posterolateral
- Ligamento Cruzado Posterior
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.