Garantir a segurança do paciente deve ser a prioridade de qualquer profissional de saúde. E é responsabilidade de todos os envolvidos na cadeia de cuidados, incluindo o próprio paciente. Os pacientes podem ajudar a tornar os processos de cuidado de saúde ainda mais seguros se forem ativos e envolvidos.
Paciente Participe nas Decisões Sobre o Cuidados com Você
Pacientes que participam das decisões sobre sua saúde têm melhores resultados. Quanto mais informações os pacientes tiverem sobre a assistência médica, melhor poderão tomar decisões sobre o que é melhor para eles. Por isso, trabalhe junto ao seu médico e outros profissionais de saúde e participe de todas as decisões sobre seu tratamento. Afinal de contas, o maior interessado no sucesso do seu tratamento é você mesmo.
Mantenha registros sobre seu histórico médico e atualize sua equipe de cuidados a respeito de mudanças. Seu histórico médico inclui:
- Quaisquer condições e doenças médicas
- Vacinação
- Alergias, reações e sensibilidades a drogas, alimentos
- Internações anteriores (motivos, o que foi feito, condições de alta) – o resumo de alta, se bem preenchido, deve conter essas informações
- Acompanhamento por outros profissionais de saúde
- Medicamentos e suplementos (ou seja, vitaminas, produtos naturais)
Você e seu médico devem concordar exatamente sobre o que será feito durante cada etapa de seu cuidado.
Saiba quem quanto tempo o tratamento durará e como você deve se sentir.
Converse com outros paciente que passaram por situações parecidas com a sua. Eles podem ajudá-lo a se preparar para o que esperar e a desenvolver estratégias para enfrentar as adversidades.
Informe-se Sobre Sua Doença
Peça para que seu médico te explique detalhadamente sobre seu problema de saúde, opções de tratamento e prognóstico. Se julgar necessário, pergunte se ele tem algum material explicativo para te ajudar no entendimento do seu problema, pode ser um folder explicativo ou algum vídeo da internet. Se você não entender algo, não tenha medo de perguntar.
Se informar sobre seus problemas de saúde é sempre importante, mas cuidados com as fontes de informação, a Internet deu voz a muita gente que não merece. É melhor não ter informação do que ter informação errada. Boas fontes de informação incluem seu médico e sites de sociedades médicas (cuidado com grupos de apoio, blogs, perfis de redes sociais e vídeos do YouTube).
Nunca tenha medo de buscar mais de uma opinião. Não é um insulto ao seu médico. Se você não tem certeza sobre a natureza de sua doença ou o melhor tratamento, consulte mais um ou dois especialistas. Obter mais informações permite que você tenha mais confiança em suas decisões.
Faça Perguntas
Seu médico e equipe de saúde desejam entender suas perguntas e preocupações. Sempre fale e faça perguntas se você não entender o que está acontecendo. Certifique-se de entender seu plano de tratamento e as recomendações do seu médico para os próximos passos.
Peça Ajuda a Alguém de Confiança
Considere pedir ajuda a algum familiar ou amigo de confiança. Você pode pedir:
- Acompanhamento em consultas médicas
- Companhia durante uma internação hospitalar
- Ajuda para entender o seu problema
- Revisão de formulários de consentimento
- Responsabilidade legal por você
- Seus desejos em relação a terminalidade da vida
Conheça os Medicamentos que Você Toma
Erros de medicação são comuns. Saiba os nomes e dosagens de todos os medicamentos que você toma, e porque os toma. Se precisar, deixe tudo anotado em algum local.
Diga a equipe de saúde se você tem alergia a medicamentos.
Caso prefira, peça ao seu médico informações por escrito sobre seus medicamentos e qualquer efeito colateral potencial.
Certifique-se de que a letra de seu médico é legível. Se você não conseguir ler, peça para que seja digitado ou impresso para que não haja confusão. Revise a dosagem prescrita com seu médico antes de obter uma receita preenchida.
Siga as orientações do seu médico e tome a medicação exatamente como prescrita.
Se você estiver tomando vários medicamentos, pergunte se é seguro tomar os medicamentos juntos. O mesmo vale para vitaminas, suplementos e medicamentos de venda livre. Isso é muito importante porque, em alguns casos, pode haver perigo de reações cruzadas. Informe seu médico sobre tudo o que você toma.
Se você não reconhecer um medicamento (ele não soa familiar ou você nunca o tomou antes), verifique se ele é realmente para você.
Conheça o Médico Responsável Pela Sua Saúde
Perguntas que você deve fazer incluem:
Onde seu médico se formou?
Ele fez Residência Médica?
Onde ele fez o programa de Residência Médica?
Seu médico é certificado pela Sociedade de Especialistas?
Qual é a experiência do seu médico em diagnosticar e tratar o seu tipo de condição?
Conclusão
A segurança é uma prioridade para o seu médico e toda a equipe que cuida de você. Você pode desempenhar um papel importante para o sucesso de seu cuidado ao ser bem informado e ativo na tomada de decisões.
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.