Os entorses de joelho e lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são bastante frequentes em praticantes de atividade física. Após o trauma o joelho pode ficar dolorido, inchado, instável e o paciente apresentar insegurança e dificuldade para caminhar.
Trago para você algumas medidas a serem realizadas já nos primeiros momentos após o trauma que podem te ajudar.
Procure atendimento em caráter de urgência (pronto-socorro ortopédico ou pronto-atendimento ortopédico)
É importante que um médico te avalie e solicite uma radiografia do joelho para descartar fraturas, por exemplo.
Enquanto a maioria das lesões ligamentares(entre elas lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)) não precisam de cirurgia de urgência, algumas lesões como fraturas, lesões osteocondrais e ruptura de tendão, por exemplo, podem se beneficiar de intervenção cirúrgica precoce.
Portanto, a avaliação de um profissional habilitado a avaliar corretamente seu joelho é imprescindível.
Faça uma punção articular de alívio
O joelho tem em média 8mL de líquido sinovial para lubrificar a articulação. Quando sofremos uma lesão no joelho o volume de líquido articular pode aumentar muito. Algumas vezes chegando a cerca de 100mL.
Esse derrame articular volumoso causa dor, dificuldade de movimentar o joelho e inibição da musculatura da coxa.
Se o seu joelho estiver muito inchado, com muita dor, restrição do arco de movimento, ou inibição importante do quadríceps, o médico que te atendeu em caráter de urgência pode realizar uma punção articular de alívio para diminuir o volume de líquido intra-articular e melhorar os sintomas.
Imobilize o seu joelho
Se você estiver inseguro, com o joelho instável ou muita dor, você pode experimentar uma melhora desses sintomas com a imobilização do joelho por alguns dias.
É possível imobilizar seu joelho com uma tala gessada confeccionada no local de atendimento médico, com um imobilizador rígido de joelho longo (vendido em casas de material ortopédico), ou com uma joelheira que fique travada em extensão.
A desvantagem da tala gessada é que não é possível retirá-la para tomar banho, fazer compressa gelada ou movimentar o joelho e fazer fisioterapia. A vantagem é que provavelmente é a opção mais barata.
As joelheiras com opção de travamento do joelho em extensão costumam ser significativamente mais caras do que o imobilizador rígido longo de joelho. Escolha a opção mais viável para você.
Use um par de muletas
É comum, após um trauma mais importante no joelho ou a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), o paciente ter insegurança e dificuldade para descarregar o peso na perna machucada.
Usar um par de muletas deve te ajudar a lidar com esse problema.
Você pode usar a muleta axilar, aquela que fica apoiada na axila, ou a muleta canadense, uma um pouco menor que fica presa ao antebraço. Normalmente a muleta do tipo canadense permite mais agilidade para as atividades diárias, porém para usá-la é preciso ter um pouco mais de força nos membros superiores. Escolha a opção que for melhor para você.
Tome anti-inflamatórios e analgésicos
O uso de anti-inflamatórios e analgésicos são muito importantes para melhorar a dor e aumentar o conforto do paciente.
Existe uma gama gigantesca de opções. Converse com o seu médico para definir qual as melhores indicações para você.
Faça compressa gelada
O gelo é um recurso interessante para alívio pontual da dor. Você pode fazer aplicações de 15 a 20 minutos em diversos momentos ao longo do dia, preferencialmente antes e depois de fazer alguma atividade que vá exigir do seu joelho, como a fisioterapia
Mantenha a perna elevada
Sempre que possível mantenha sua perna elevada.
Essa medida auxilia a diminuir o inchaço, o que acarreta em melhora da dor e da função.
Use meia elástica de compressão
As meias de compressão elástica, assim como a elevação da perna, auxiliam e diminuir o inchaço na perna, o que traz melhora de dor e função.
Você pode comprar meias de compressão elástica nas casas de material ortopédico e em algumas farmácias.
Comece a fisioterapia precocemente
Independentemente de sua lesão precisar ou não de tratamento cirúrgico, a fisioterapia será indispensável para sua recuperação completa. Comece o quanto antes.
Busque informação de qualidade
A educação do paciente quanto a sua doença é etapa fundamental do sucesso do tratamento e satisfação do paciente. Procure em fontes confiáveis informação a respeito da sua lesão, prognóstico e opções terapêuticas.
Procure um especialista em joelho de confiança
Após a lesão, em algum momento você precisará dar continuidade ao tratamento, eventualmente tirar algumas dúvidas relacionadas a seu problema. Procure por um médico com boa formação acadêmica, titulado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ).
Saiba mais Sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.