A reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) não evita artrose.
É isso mesmo. Eu sei que talvez tenham te falado o oposto, que talvez você até tenha operado o seu joelho para evitar artrose no futuro.
Mas a verdade é que ainda não existe evidência boa para justificar a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) como estratégia de prevenir artrose.
A indicação de reconstrução desse ligamento é instabilidade.
Sim. Faz sentido pensar que não reconstruir o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) vai favorecer a progressão para artrose de joelho. E, portanto, reconstruir o ligamento vai evitar esse processo.
Eu, inclusive, tenho uma crença pessoal nisso também, mas essa minha crença ainda não encontra respaldo na literatura científica (e eu considero os trabalhos avaliando isso ruins). É minha função deixar bem delimitado para os pacientes o que é opinião pessoal sem embasamento científico e o que é respaldado pela literatura científica de boa qualidade.
O simples fato de você ter rompido o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) já aumenta sua chance de ter artrose no joelho acometido. Operar o joelho não parece ser capaz de reverter isso. Pelo contrário, alguns trabalhos associam o tratamento cirúrgico a maior incidência de artrose.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.