Na grande maioria das vezes a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) precisa de tratamento cirúrgico para permitir o retorno sem restrições às atividades físicas e esportivas.
O tratamento cirúrgico típico é a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Nessa cirurgia ressecamos o ligamento lesionado e colocamos no local dele, como substituto, um tendão que passará a exercer a função realizada previamente pelo ligamento original. – Quer saber quais são as opções de enxerto para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? Veja esse outro post sobre esse tema.
Mas, recentemente tem aumentado a indicação de tentar preservar o ligamento.
Em alguns casos é possível reparar o ligamento com pontos, da mesma forma que fazemos com cortes na pele. Ao invés de retirar todo o ligamento lesionado e substitui-lo por um enxerto.
Essa opção mais recente de tratamento, o reparo do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), parece ter alguns benefícios em relação ao tratamento mais conhecido. Mantém melhor propriocepção e a estrutura original, recuperação mais fácil e não tem morbidade no sítio doador de enxerto.
Porém, apesar de parecer uma alternativa interessante e promissora, nem todo paciente é candidato a esse tratamento.
O reparo do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) só é possível em lesões ligamentares que ocorrem próximo a inserção óssea e em casos agudos, essa cirurgia deve ser realizada idealmente nas primeiras semanas após a lesão.
Se você teve uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e precisa de avaliação médica, entre em contato comigo que eu posso te ajudar.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta