A Síndrome de Fragilidade é uma condição comum entre pacientes idosos e está associada ao acometimento de diversos órgãos e sistemas do corpo, levando a diminuição da reserva fisiológica e capacidade funcional do paciente.
Esses pacientes frequentemente possuem sarcopenia (diminuição da força e da massa muscular) e osteopenia/osteoporose (diminuição do estoque ósseo), o que favorece quedas, fraturas e piores desfechos nos tratamentos cirúrgicos, algumas vezes com alta mortalidade.
Essas condições quase sempre estão associadas a outros declínios de capacidade fisiológica/funcional, como piora das funções renal, cardíaca, pulmonar e cognitiva.
O tratamento para sarcopenia e osteopenia/osteoporose é apenas um dos pilares do tratamento da síndrome da fragilidade, que deve ser multidisciplinar, depende de treinamento resistido para melhoria da função muscular, ingestão adequada de proteínas e controle adequado das doenças presentes (sempre com o cuidado de evitar o uso excessivo de medicações).
Se você tem um parente ou alguém próximo que pode ter síndrome da fragilidade eu posso ajudar. Agende uma consulta.