A síndrome da banda iliotibial é uma lesão crônica decorrente do sobreuso que leva a inflamação dessa estrutura. Ela ocorre mais comumente em atletas, principalmente ciclistas e corredores, devido ao atrito entre a banda e a parte lateral do côndilo femoral na altura do joelho. Fatores predisponentes para essa lesão são: correr ou pedalar por longas distâncias, técnica de corrida ou pedalada inadequada, discrepância de comprimento dos membros inferiores, desbalanço muscular e outras alterações anatômicas.
Pessoas com essa síndrome podem apresentar dor ou edema na face lateral do joelho e um estalo pode ser sentido na face lateral do joelho próximo a 30º de flexão, muitas vezes a dor piora com a prática de atividade física e melhora com o repouso.
Os objetivos do tratamento são diminuir a inflamação e melhorar a dor. Na maioria das vezes o tratamento conservador, baseado em repouso, crioterapia (gelo), anti-inflamatório, alongamentos, fisioterapia e melhora da técnica é suficiente, mas em alguns casos (raros) pode ser necessário infiltração ou alguma forma de tratamento cirúrgico.
Você também pode se interessar por outros temas relacionados a síndrome da banda iliotibial
PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)
LESÃO DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS