ARTROSCOPIA DO JOELHO
Artroscopia de joelho é um procedimento cirúrgico, pouco invasivo, realizado por por pequenas incisões (cerca de 1cm) usando uma câmera colocada no interior da articulação e todo um instrumental específico para esse procedimento. Diversas doenças do joelho podem ser tratadas por esse método.
Muitas doenças podem ser tratadas por artroscopia, as mais comuns são: lesões dos ligamentos cruzados, lesões meniscais, lesões de cartilagem, sinovite, ressecção de corpos livres, biópsia, limpeza de infecções intra-articular (artrite infecciosa do joelho).
ARTROSCOPIA DE JOELHO
A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite olhar dentro da articulação sem a necessidade de grandes incisões, usando uma câmera para essa finalidade.
Para realizar a artroscopia fazemos pequenas incisões, de cerca de 1 cm, que permitem colocar pequenas câmeras e instrumentos dentro da articulação. Com esse procedimento cirúrgico é possível tanto fazer diagnósticos quanto tratar algumas lesões.
Por se tratar de uma cirurgia menos invasiva do que as feitas de forma aberta a recuperação pós-operatória costuma ser menos dolorosa e mais rápida.
Anatomia
O joelho é a maior articulação do corpo, e uma das mais complexas. Os ossos que formam o joelho são o fêmur (osso da coxa), a tíbia (osso da perna) e a patela (osso da frente do joelho).
Outras estruturas importante dentro do joelho são:
- Cartilagem articular
- Sinóvia
- Menisco
- Ligamentos
Indicações da Artroscopia de Joelho
Diversos problemas no joelho podem ser tratados com artroscopia, os principais deles são:
- Confirmação diagnóstica se dúvida após história clínica bem feita e avaliação detalhada dos exames de imagem
- Sinovites
- Corpo Livres
- Lesão de ligamento
- Lesão do menisco
- Lesão da cartilagem
- Fraturas
Procedimentos Artroscópicos de Joelho
Diversos procedimentos no joelho podem ser realizados de forma artroscópica ou auxiliados por artroscopia, os principais são:
- Auxílio na redução de fixação de fraturas do joelho
- Sinovectomia (retirada da sinóvia doente)
- Retirada de corpo livre
- Reconstrução de ligamentos
- Reparo de ligamentos
- Meniscectomia (retirada de menisco)
- Sutura de menisco (reparo do menisco)
- Tratamento das lesões de cartilagem
Como é feita a artroscopia?
Via de regra a artroscopia é um procedimento mais simples e menos agressivo do que as cirurgias abertas tradicionais, permitindo uma recuperação mais rápida. Ainda assim, é necessário realizar a artroscopia em centro cirúrgico sob anestesia.
Pequenas incisões, de cerca de 1cm, pelas quais introduzimos o artroscópio (câmera para visualizar o interior da articulação) e outros instrumentos de trabalhos, são feitas em volta do joelho, conforme a necessidade do procedimento a ser realizado (geralmente são 2 furinhos na parte da frente do joelho.
Ao final da cirurgia essas pequenas incisões são fechadas com pontos e um curativo é colocado por cima.
Muitos procedimentos artroscópicos têm muito pouca ou nenhuma dor no período pós-operatório. De forma que é possível dar alta hospitalar para o paciente no mesmo dia do procedimento com pouca medicação analgésica.
Algumas vezes o problema não pode ser inteiramente solucionado por cirurgia artroscópica e é preciso converter para cirurgia aberta ou fazer uma cirurgia mista (parte artroscópica, parte aberta).
Como é após o procedimento?
Ainda antes da cirurgia você será devidamente orientado sobre como se espera que seja o pós-operatório, com medidas e cuidados que você deve ter.
Restrições de exercício e atividade física, cuidados com a ferida operatória, início da fisioterapia e orientações quanto ao processo de reabilitação são discutidos no consultório antes da cirurgia e reforçados antes da alta hospitalar.
Nos retornos pós-operatórios observo o aspecto da ferida, o inchaço na perna (se tiver algum), queixas de dor, ativação do quadríceps, padrão de marcha e mobilidade do joelho, entre outros pontos.
Quais são as possíveis complicações?
As cirurgias artroscópicas são extremamente seguras, por isso são poucas as complicações relevantes associadas a elas. Ainda assim, trata-se de um procedimento cirúrgico, portanto não é um procedimento isento de complicações.
As complicações dependem entre outras coisas do procedimento a ser realizado, mas algumas delas podem ocorrer em qualquer procedimento cirúrgico. Infecção, trombose, sangramento, rigidez articular, edema, lesão neurológica ou vascular e quebra dos instrumentos dentro da articulação são as principais complicações possíveis, mas ocorrem em menos de 1% dos procedimentos artroscópicos.
Benefícios da Artroscopia
O principal benefício da artroscopia é um pós-operatório mais tranquilo para o paciente, com menos dor e reabilitação mais acelerada.
Como é a recuperação após a artroscopia?
Você receberá alta com meia elástica para ajudar a prevenir trombose e diminuir o inchaço nas pernas e no joelho.
A fisioterapia pós-operatória deve ser iniciada o mais cedo possível.
As incisões cirúrgicas costumam sangrar pouco e os pontos sobre elas podem ser retirados em 2 a 3 semanas após a cirurgia.
Os cuidados de higiene, curativo e dessensibilização da ferida serão orientados antes da cirurgia e antes da alta.
A alta hospitalar costuma ser no mesmo dia do procedimento.
As orientações quanto a uso de muleta, liberação de descarga de peso no membro operado e restrição de flexão do joelho são individualizadas conforme cada paciente e cada cirurgia. Mas, em geral, para uma artroscopia simples, é possível andar sem muletas e retornar ao trabalho de escritório em até 2 semanas, descarregar o peso no membro operado conforme o tolerado, dirigir em até 4 semanas, praticar esportes sem restrições em até 6 a 8 semanas) (sugiro que você discuta essas previsões com seu médico, pois eles podem varia bastante conforme a cirurgia artroscópica a ser realizada).