PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)
O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é uma das opções em terapia regenerativa mais conhecida.
Existem diversos potenciais benefícios tanto no tratamento de lesões agudas como no tratamento de lesões crônico-degenerativas.
Muitos atletas famosos da elite do esporte mundial já se submeteram ao tratamento com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) para ajudar a tratar suas lesões. Alguns deles creditam ao Plasma Rico em Plaquetas (PRP) um retorno mais precoce e mais alto nível ao esporte.
Apesar das terapias com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ser bastante divulgada, até mesmo na imprensa leiga algumas vezes, os pacientes costumam ter algumas dúvidas:
- O que exatamente é Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?
- Como o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) funciona?
- Que problemas podem ser tratados pelo Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?
- Qual a eficácia do tratamento com Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?
O que é Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?
O plasma corresponde a toda parte líquida do sangue, é nele que ficam diluídos os outros componentes do sangue, como hemácias, células brancas e plaquetas.
As plaquetas são muito conhecidas pela sua importância na coagulação do sangue, mas elas também possuem muitos fatores de crescimento que são importantes para a cicatrização dos tecidos.
Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é o plasma do sangue com uma concentração de plaquetas maior do que a habitualmente encontrada no sangue. A concentração de plaquetas no PRP pode ser de até 5 a 10 vezes maior do que no plasma não preparado.
Para preparar o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) uma pequena quantidade de sangue é retirada do paciente. Esse sangue é submetido a um processo de centrifugação que vai separar seus componentes. Após a centrifugação é possível escolher a parte do plasma que possui a maior concentração de plaquetas.
Como o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) funciona?
Ainda não se sabe exatamente quais são todos os mecanismos de ação do Plasma Rico em Plaquetas (PRP), mas estudos de laboratório mostram que as altas concentrações de fatores de crescimento conseguidas com o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) podem acelerar o processo de cicatrização dos tecidos.
Que Problemas Podem Ser Tratados pelo Plasma Rico em Plaquetas (PRP)? É Um Tratamento Eficaz?
Muitos estudos estão sendo conduzidos para avaliar a eficácia do tratamento com Plasma Rico em Plaquetas (PRP). O resultado do tratamento de algumas condições tendíneas com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) parece ser bastante promissor. Além disso, também estão sendo estudados os potenciais benefícios do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) no tratamento da osteoartrite de joelho.
Porém até o momento não é possível afirmar que o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é opção terapêutica melhor do que os tratamentos tradicionais.
Algumas das condições que podem ser tratadas pelo Plasma Rico em Plaquetas (PRP) são:
- Lesões Ligamentares
- Lesões Musculares
- Tendinopatias e tendinites
- Rupturas de tendão
- Osteoartrite
- Fraturas
Conclusão
O tratamento com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) pode ser bastante promissor, mas até o momento faltam boas evidências científicas para respaldar esse tratamento.
Se por um lado trata-se de um procedimento que ainda carece de melhores evidências, por outro é um procedimento extremamente seguro e com baixíssimo risco de complicações.
Você também pode se interessar por outros tópicos relacionados a Plasma Rico em Plaquetas (PRP)
TRATAMENTO DAS LESÕES DE CARTILAGEM
SÍNDROME DA DOR ANTERIOR DO JOELHO E CONDROMALÁCIA