• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

Tudo o que você precisa saber sobre Viscossuplementação
Viscossuplementação Infiltração Joelho

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

 O que é viscossuplementação?

Viscossuplementação nada mais é do que a infiltração articular de ácido hialurônico.

O que é ácido hialurônico? E para que ele serve?

Ácido hialurônico é um componente encontrado naturalmente no líquido sinovial (líquido que fica dentro das articulações). Ele auxilia na lubrificação das articulações e absorção de impactos. Nos pacientes com osteoartrose do joelho as concentrações de ácido hialurônico dentro do joelho estão diminuídas, o que prejudica as funções do líquido sinovial.

Quando está indicada a viscossuplementação?

Os pacientes com artrose leve e moderada em que o tratamento conservador adequado está apresentando resultados insatisfatório são candidatos a viscossuplementação.

Qual o objetivo da viscossuplementação?

A viscossuplementação é uma opção auxiliar no tratamento da osteoartrite do joelho, devendo sempre estar associada as demais medidas de tratamento conservador: mudança do estilo de vida, perda de peso, fortalecimento dos membros inferiores, melhora da capacidade cardiovascular, analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia.

O objetivo da viscossuplementação é melhorar os sintomas do paciente, principalmente a dor, permitindo que ele retorne a sua funcionalidade normal.

O efeito da viscossuplementação dura quanto tempo?

Os primeiros resultados são sentidos em até uma semana após a infiltração e podem durar por até 6 meses.

A viscossuplementação pode ser repetida?

Sim. Nos casos em que o paciente tem uma resposta satisfatória com a viscossuplementação é possível repetir o procedimento quando os sintomas começarem a reaparecer.

Como é feita a viscossuplementação?

Trata-se de um procedimento simples, que pode ser realizado no consultório ou no centro cirúrgico, com alta logo após o procedimento, realizado com anestesia local.

Dói para fazer a viscossuplementação?

Eventualmente pode ocorrer algum desconforto durante o procedimento, mas esse desconforto é transitório e geralmente de pequena intensidade.

Preciso de repouso após a viscossuplementação?

Após a viscossuplementação é recomendável evitar atividades mais intensas por 48 horas, mas as atividades de vida diária podem ser mantidas sem problemas.

É um procedimento seguro? Quais os riscos da viscossuplementação?

A viscossuplementação é um procedimento bastante seguro, com baixíssimos níveis de complicação. Alguns pacientes podem sentir algum incômodo, como inchaço e dor, na primeira semana após a infiltração, mas esse incômodo tende a melhorar com gelo e anti-inflamatório. Raramente pode haver reação alérgica do paciente ao ácido hialurônico aplicado, condição que muitas vezes simula infecção e por vezes é tratada da mesma forma, nesses casos o paciente não deve repetir a aplicação. E a complicação mais grave que pode existir é a infecção propriamente dita, quando bactérias contaminam e se proliferam na articulação causando pioartrite ou artrite infecciosa.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO 

 

A osteoartrite de joelho é uma das principais causas de limitação da funcionalidade para atividades de vida diária entre a população mais idosa. 

É uma doença de evolução lenta, que com o passar do tempo vai piorando até que a dor comece a impactar significativamente a vida dos pacientes. 

Apesar de não existir cura para a osteoartrite, existem diversas opções de tratamento para manejar a dor e tentar retardar a progressão da doença, permitindo que o paciente continue ativo. 

Nos estágios iniciais da osteoartrite de joelho os tratamento não envolvem procedimentos cirúrgicos invasivos. Preferimos as alternativas ditas conservadoras. Essa alternativas sem cirurgia envolvem: 

  • Modificação do estilo de vida 
  • Perda de peso 
  • Fortalecimento muscular dos membros inferiores 
  • Melhora da capacidade cardiovascular
  • Uso de analgésicos e anti-inflamatórios 
  • Fisioterapia 
  • Infiltração de joelho 

As infiltrações de joelho podem ser feitas com diversas substâncias: 

  • Anestésicos
  • Corticoides
  • Produtos ortobiológicos 
  • Viscossuplementação (Ácido hialurônico) 

Quando todas as outras medidas para o tratamento conservador da osteoartrite de joelho falham, recorremos a infiltração do joelho, frequentemente com ácido hialurônico, o que chamamos de viscossuplementação. 

Na viscossuplementação um gel muito semelhante ao líquido sinovial composto principalmente por ácido hialurônico é injetado na articulação do joelho. 

A ação esperada o ácido hialurônico é melhorar a lubrificação e a absorção de impactos na articulação. 

Sabemos que pessoas com osteoartrite de joelho possuem uma menor quantidade de ácido hialurônico no joelho e que além disso o ácido hialurônico que eles possuem é de qualidade inferior. O objetivo por trás desse procedimento é aumentar e melhorar a qualidade do ácido hialurônico existente no joelho do paciente. 

Os resultados dos estudos clínicos com ácido hialurônico ainda são conflitantes. Ou seja, ainda não foi possível provar benefício clínico na melhora da dor ou função quando adotamos essa terapia. Apesar disso, muitos pacientes relatam melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida. 

Procedimento 

Trata-se de um procedimento bastante simples, que pode ser realizado em caráter ambulatorial, desde que seguida a técnica asséptica. 

A viscossuplementação é feita com um botão anestésico local e usando uma agulha pelo lado do joelho para acessar a articulação. Para aumentar a precisão do procedimento é possível usar auxílio do ultrassom. 

O paciente é liberado imediatamente após o procedimento e a única restrição é evitar atividades físicas intensas por 48 horas após a infiltração. 

Tipos de Ácido Hialurônico 

Atualmente existem muitos tipos de ácido hialurônico no mercado. O mais comum é diferenciá-los conforme o peso molecular de cada um deles em baixo peso molecular, médio peso molecular, alto peso molecular e ultra-alto peso molecular.  

Conforme o peso molecular de ácido hialurônico o tempo de duração dentro da articulação e o número de aplicações muda. Habitualmente opto pelo ácido hialurônico de alto peso molecular, que necessitam de apenas uma aplicação e possuem maior tempo de duração intra-articular. 

O Paciente Ideal Para a Viscossuplementação 

O paciente ideal para a viscossuplementação é o paciente com osteoartrite de joelho leve a moderada, sem resposta satisfatória ao tratamento conservador adequado. 

Alguns pacientes com lesão meniscal degenerativa sintomática sem resposta adequada ao tratamento conservador ou sinovite refratária ao uso de anti-inflamatórios também podem se beneficiar da viscossuplementação ou infiltração articular de outras substâncias. 

Efeitos Adversos 

Uma parcela pequena dos pacientes pode sentir algum grau de desconforto leve no joelho após a aplicação do ácido hialurônico. Esse desconforto deve durar apenas alguns poucos dias e deve ser contornado com compressas geladas e uso de anti-inflamatórios. 

Complicações 

As principais complicações relacionadas a viscossuplementação, felizmente muito raras, são infecção e reação alérgica ao ácido hialurônico. 

Infecção 

Durante o procedimento bactérias podem ser inoculadas na articulação e provocar uma infecção articular grave conhecida como pioartrite. Essa complicação exige intervenção cirúrgica precoce. Mas com uso correto da técnica asséptica o risco dessa complicação é bastante diminuído. 

Alergia ao Ácido Hialurônico 

Alguns pacientes apresentam um quadro de reação alérgica ao ácido hialurônico. Essa reação pode variar desde dor um pouco mais acentuada por alguns dias até uma inflamação exuberante no joelho com hiperemia (vermelhidão), inchaço (derrame articular) e dor, num quadro muito semelhante ao de infecção. 

Muitas vezes não é possível diferenciar com precisão um quadro de reação alérgica de um quadro de infecção e acabamos tratando com limpeza cirúrgica. 

Com o desenvolvimento de novas técnicas de obtenção de ácido hialurônico as reações alérgicas ao ácido hialurônico têm sido menos prevalentes. 

Resultados 

Como explicado anteriormente, alguns pacientes podem não sentir benefício algum com a viscossuplementação. Já para outros pode demorar algumas semanas para que os efeitos seja sentidos e para alguns em poucos dias o alívio já é percebido. 

O tempo de melhora dos sintomas é variável. A maioria das bulas sugere melhora dos sintomas por um prazo de 4 a 6 meses. Na prática clínica, alguns pacientes chegam a referir melhora por mais de um ano. 

Os pacientes que ficam satisfeitos com a viscossuplementação podem repetir o procedimento quando acharem necessário. Não há um tempo mínimo ou máximo ideal entre as aplicações. O mais importante é que o paciente não pare com as outras medidas do tratamento conservador só porque já fez uma infiltração.