• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

LESÃO MULTILIGAMENTAR DO JOELHO

Tudo o que você precisa saber sobre a Lesão Multiligamentar do Joelho

Lesões multiligamentares do joelho são aquelas que acometem uma combinação dos principais ligamentos estabilizadores do joelho: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral lateral (LCL) e ligamento colateral medial (LCM). Podendo acometer apenas 2 desses ligamentos ou a combinação de todos os 4 ligamentos. 

Nas lesões multiligamentares com 3 ou mais desses ligamentos acometidos devemos desconfiar de uma luxação do joelho.  

Anatomia 

O joelho é formado por 3 ossos: o fêmur, a tíbia e a patela. 

Esses ossos são conectados entre si por meio dos ligamentos, que funcionam como cordas que mantém seu joelho estável. 

Os principais ligamentos do joelho são os ligamentos cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP, e os ligamentos colaterais lateral (LCL) e medial (LCM) 

Os ligamentos colaterais ficam na periferia do joelho e evitam movimentos atípicos de varo e valgo (perna ir para dentro ou para fora em relação ao fêmur). Os ligamentos cruzados ficam no neio do joelho e controlam os movimentos de translação anterior e posterior da tíbia em relação ao fêmur. 

Descrição 

A estabilidade do joelho é muito dependente dos músculos e ligamentos que o envolvem. Por isso traumas e torções colocam o joelho facilmente em risco de lesão. 

As lesões ligamentares podem ser classificadas conforme sua gravidade 

  • Grau 1: estiramento – o ligamento está esgarçado, mas sem lesões significativas e é capaz de manter a articulação estável (essas lesões costumam evoluir bem sem cirurgia) 
  • Grau 2: lesão parcial – o ligamento tem lesões mas mantém sua continuidade e apesar de frouxo é capaz de manter a articulação estável 
  • Grau 3: lesão completa – a articulação fica instável 

Em traumas mais graves é possível lesar 2 ou mais ligamentos do joelho ao mesmo tempo, causando muita instabilidade no joelho. Além disso, essas lesões multiligamentares podem ter complicações sérias: 

  • Lesão arterial 
  • Lesão neurológica 

Essas lesões podem levar a déficit motores permanentes, como pé caído, ou até mesmo amputação da perna. Por isso o atendimento médico inicial é tão importante. 

Tratamento 

O atendimento inicial, de urgência, das lesões multiligamentares do joelho é muito importante para que o diagnóstico de complicações associadas a essas graves lesões seja feito preocemente. Muitas vezes é preciso uma equipe multidisciplinar, com microcirurgiões e cirurgiões vasculares, para tratar o paciente adequadamente. 

Nas lesões multiligamentares agudas o ideal é fazer a reconstrução dos ligamentos o quanto antes, as vezes são necessárias duas cirurgias para tratar todas as lesões, e muitas vezes é preciso fazer cirurgias para tratar rigidez de joelho residual (artrofibrose) depois. 

Resultados 

Os resultados das lesões multiligamentares de joelho não são tão promissores quanto das lesões isoladas de joelho. Por muito tempo, ter uma lesão multiligamentar de joelho era igual a não retornar as atividades esportivas. Atualmente é possível a praticar esportes até mesmo em alto nível. Lesões neurológicas podem deixar o paciente com sequela motora definitiva, como pé caído.