• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

CUIDADOS COM A FERIDA OPERATÓRIA

Guia de informações gerias sobre cuidados com sua ferida operatória.

CUIDADOS COM A FERIDA OPERATÓRIA 

Alguns cuidados devem ser tomados para diminuir complicações com as feridas operatórias. 

Condição Ideal para Cicatrização 

A condição ideal para a cicatrização da pele é de ambiente limpo e com alguma umidade. Geralmente o curativo colocado no centro cirúrgico permite essa condição ideal. 

Curativo 

Os curativos usados no centro cirúrgico são desenvolvidos de forma a permitir que o ambiente próximo a ferida não fique molhado demais ou seco demais. Normalmente não é necessário retirar esse curativo até o primeiro retorno com o médico. 

Hora do Banho 

Na hora do banho recomenda-se que você envolva a região com o curativo em um plástico filme e tome banho normalmente. Se cair um pouco de água sobre o curativo sem problema, mas o ideal é que ele não fique encharcado ou receba água diretamente. 

Se o Curativo Cair ou Eu Precisar Retirá-lo 

Em casa, é possível fazer curativos que além da proteção mecânica permitem manutenção da umidade sobre a ferida operatória. Eles podem ser feitos usando gazes e pomadas a base de óleo mineral ou vaselina. Converse com o seu médico que ele pode te orientar. 

Se for necessário lavar a ferida operatória, isso pode ser feito com soro fisiológico ou com água e sabão. 

Não use pomadas ou cremes no local sem o conhecimento do seu médico. 

Sinais de Alarme na Ferida Operatória 

Hiperemia (pele avermelhada) discreta em volta da ferida operatória é normal nas primeiras semanas, mas se houver saída de secreção, a vermelhidão aumentar, você tiver dor importante no local da ferida operatória ou febre, avise seu médico. 

Retirada dos Pontos 

O melhor momento para a retirada dos pontos depende muito do local operado e do procedimento. Nas cirurgias de joelho os pontos geralmente são retirados com 2 a 3 semanas de pós-operatório 

Após a Retirada dos Pontos 

Após a retirada dos pontos você deve começar a mobilizar e massagear a ferida operatória para que diminuir a aderência a planos profundos e começar um processo de dessensibilização com estímulos suaves, usando algodão, toque de dedos e tecidos finos, por exemplo.