Os um pouco mais velhos devem se lembrar da época em que essas duas palavras nem mesmo cabiam na mesma frase.
Musculação é uma atividade física igual a qualquer outra e pode ser praticada por crianças quando bem orientada.
Não existe idade mínima para começar de forma lúdica.
A condição é que a criança entenda que alguns locais da academia e alguns aparelhos podem causar acidentes graves (outra alternativa é começar em ambientes mais controlados, longe dos aparelhos mais perigosos)
A única restrição é que treinos voltados para hipertrofia e ganho de força máxima devem ser prescritos de forma individualizada respeitando o amadurecimento musculoesquelético.
Uma observação importante é que a musculação como atividade física única talvez não seja a melhora opção para jovens que estão desenvolvendo suas habilidades físicas, sociais e recurso motor. Tendo em vista que a prática de atividade física tem objetivos como integração social, adequação a regras, adaptação a estímulos físicos inesperados, e não apenas o ganho de massa muscular e força física.
Ainda assim, quando nos deparamos com crianças com tendência ao sedentarismo ou que se interessam apenas por musculação, é melhor incentivá-las a essa atividade física do que fechar uma porta para uma vida mais saudável.