• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

Duplo-Varo e Triplo-Varo: Complicações Terríveis do Tratamento Conservador da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Cuidados para fugir dessas complicações do tratamento conservador da lesão do LCA

Duplo-Varo e Triplo-Varo: Complicações Terríveis do Tratamento Conservador da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Duplo-Varo e Triplo-Varo: Complicações Terríveis do Tratamento Conservador da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) 150 150 Iberê Datti

Toda decisão tem seus riscos, mesmos as condutas mais conservadoras podem ter um desfecho indesejado. Isso é verdade também para o tratamento conservador da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). 

Um dos desfechos indesejados do tratamento conservador da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é a evolução com curvatura em varo do joelho (joelho para fora e perna/pé para dentro – perna de cavaleiro). 

Essa condição cursa com sobrecarga do compartimento medial (de dentro) do joelho e afrouxamento das estruturas laterais e posterolaterais do joelho – ligamento colateral lateral (LCL) e canto posterolateral (CPL) – que culminam com a deformidade em varo, artrose medial e instabilidade. 

Essa condição é sempre de tratamento cirúrgico. 

Infelizmente não é possível definir quais os pacientes irão evoluir para o duplo ou triplo-varo. 

Por isso, sempre que indico o tratamento conservador de uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) mantenho o acompanhamento clínico com controle radiográfico regular. Dessa forma, é possível identificar evoluções desfavoráveis mais precocemente e intervir antes de complicações mais sérias. 

Agende sua consulta que eu posso te ajudar