Passar por uma cirurgia no joelho impacta diversos aspectos de nossa vida.
Nos primeiros dias até mesmo atividades cotidianas essenciais, como dormir e tomar banho, ficam mais difíceis de ser realizadas. Causam dor, incômodo, desconforto…
Com o seu trabalho não será diferente. Você provavelmente não vai conseguir exercer a sua atividade laboral integralmente por algum tempo. Mas por quanto tempo?
Essa resposta depende de dois fatores muito importantes:
1. Foi feito algum outro procedimento além da reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?
2. Como é o seu trabalho?
Sabemos que cirurgias para preservar o menisco, a cartilagem ou osteotomias podem atrasar um pouco o processo de recuperação pós-operatória e o retorno as funções sem limitação. Por isso aqui vamos considerar apenas a cirurgia para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
O outro ponto, “como é o seu trabalho”, é provavelmente até mais importante. Algumas pessoas trabalham integralmente em frente a um computador. Outras desempenham funções que exigem alta demanda para o joelho. Obviamente o tempo de retorno ao trabalho sem restrições varia conforme a demanda esperada para o joelho.
Como regra podemos traçar um paralelo entre o desempenho que você vai precisar do seu joelho e a progressão dos exercícios na fisioterapia durante a reabilitação pós-operatória.
Se o seu trabalho é exclusivamente de escritório, sentado em frente a um computador e participando de algumas reuniões, em cerca de 3 semanas após a cirurgia é totalmente possível voltar a trabalhar praticamente sem limitações.
Se o seu trabalho exige caminhadas esporádicas em terrenos não acidentados, você já deve estar com um bom padrão de marcha antes voltar. Isso será possível em torno de 3 meses de pós-operatório.
Para funções que dependem de caminhadas mais longas, subir e descer escadas constantemente, fazer alguma forma de agachamento, além do padrão de marcha e da recuperação da capacidade cardiovascular é preciso que você tenha recuperado a maior parte da força de sua coxa. Em média, com 6 meses de pós-operatório é possível voltar a esse tipo de função.
Se o seu trabalho ocorre em terrenos acidentados, depende de agilidade, deslocamento lateral… pode ser que você não consiga retornar até por volta de 9 meses após a cirurgia.
E, por fim, atividades de alto risco para re-ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), como atletas de esportes de contato, com deslocamento lateral e movimentos rotacionais, bombeiros, policiais…pode ser prudente esperar até 1 ano após a cirurgia e usar os mesmos critérios de alta adotados para retorno a prática esportiva sem restrições.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta
Sou ortopedista especialista em cirurgia de Joelho pela USP.
Há 10 anos ajudo meus pacientes a recuperar a função de seus joelhos e retomar a qualidade de vida.
Sei que também posso te ajudar.