Saber quais os esportes de maior risco para ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) muito dificilmente é fator preponderante na escolha do esporte que iremos praticar inicialmente em nossa vida. Mas pode ser um fator relevante na escolha do esporte que iremos praticar após já termos rompido o ligamento uma vez.
Isso porque os esportes de maior risco para ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), são também os esportes de maior risco para re-lesão desse ligamento. Convenhamos que se ninguém quer romper esse ligamento uma primeira vez, menos gente ainda quer enfrentar essa batalha uma segunda ou mais vezes.
Dessa forma, saber quais são as atividades de maior risco para a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) pode mudar suas escolhas após uma primeira lesão.
Antes de elencar os esportes de maior risco para lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é importante ressaltar dois aspectos:
- Mulheres são mais propensas a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do que homens
- Cada trabalho adota métodos diferentes de obtenção dos dados, mas os padrões parecem se repetir
Esportes de contato deliberado ou que dependem de mudanças bruscas de direção e movimentos rotacionais são os esportes que oferecem maior risco para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
O futebol, tanto o masculino quanto o feminino, parece ser um dos esportes com maior índice de ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). No Brasil, onde a prática de variações do futebol são muito praticadas, é interessante notar que os trabalhos não consideram o futsal, que por ser mais dinâmico, com mais mudanças de direção, movimentos rotacionais, aceleração/desaceleração e mais contato, talvez haja uma predisposição a lesão desse ligamento ainda maior.
Outros esportes que seguem uma dinâmica de deslocamento em quadra e contato semelhantes ao futebol, como handebol e basquete também são esportes com alto risco de lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
É preciso ter cuidado com alguns esportes que apesar de individuais e sem contato direto, como ginástica artística e esqui alpino, também apresentam risco significativo de lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Esportes como vôlei, judô, jiu-jitsu e outras artes marciais parecem ter um risco intermediários para lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
E, finalmente, esportes sem contato direto e sem necessidade de tantas mudanças bruscas de direção parecem ser os que apresentam menos risco de lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Nesse rol encaixam-se, atletismo/corrida, natação, ciclismo, triátlon, tênis, golfe e musculação, entre outros.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta