A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) não é comum em pessoas da terceira idade ou próxima a ela. Ainda assim, trata-se de uma lesão que pode acometer pacientes de qualquer idade, inclusive os um pouco mais velhos.
A princípio, os critérios de indicação de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são os mesmos para qualquer idade: instabilidade. Porém alguns cuidados precisam ser tomados em populações mais maduras.
Habitualmente não reconstruímos os ligamentos de pacientes que já possuem artrose avançada e expectativa de baixa demanda.
Frente a um paciente que sofreu lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) em idade mais avançada devemos ser cuidadosos e realistas em relação a possibilidade de voltar a praticar atividades de alta demanda e avaliar a grau de artrose já instalada no joelho.
Se for o caso pode-se até mesmo tentar contornar a necessidade de cirurgia com uso de joelheiras/órteses que agregam estabilidade ao joelho.
Para alguns pacientes, com artrose de joelho mais avançada, e com resposta apenas parcial ao tratamento conservador, o benefício pode ser maior com a artroplastia total de joelho do que com a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta