O que é a cartilagem articular?
A cartilagem articular é um tecido especial que reveste a parte articular dos ossos, sua principal função é permitir a movimentação articular com o mínimo de atrito.
Como ocorrem as lesões de cartilagem?
As lesões de cartilagem podem ocorrer por um trauma agudo, como fratura ou entorse de joelho, por degeneração ao longo do tempo, como na evolução da osteoartrite do joelho, ou de forma idiopática, como na osteocondrite dissecante de joelho. Você pode encontrar mais informações sobre os traumas de joelho, osteoartrite e osteocondrite dissecante em outras páginas do meu site ou me mandar uma mensagem. Será um prazer te ajudar.
Quais são os sintomas dessa lesão?
Os principais sintomas são dor e inchaço da articulação, podendo haver também sintomas mecânicos (sensação de falseio ou bloqueio articular).
A cartilagem pode cicatrizar?
Algumas lesões de cartilagem possuem algum poder de cicatrização. Mas infelizmente as cartilagens têm baixo poder de cicatrização e regeneração e quando não tratadas adequadamente essas lesões predispõe ao desenvolvimento mais precoce da osteoartrose, por isso o diagnóstico e o tratamento adequados são importantes.
Como é feito o diagnóstico dessa lesão?
O diagnóstico é feito por meio das queixas do paciente, do exame físico e de exames de imagem, principalmente a ressonância magnética.
Algumas vezes a confirmação diagnóstica pode precisar da visualização direta da lesão por meio da artroscopia diagnóstica.
Como é o tratamento da lesão de cartilagem?
O tratamento deve ser individualizado para cada paciente, considerando: idade do paciente, tamanho da lesão, demanda funcional, expectativa do paciente em relação ao tratamento, sintomas e outras lesões associadas (menisco, ligamentos, alteração do eixo dos membros inferiores).
Na maioria das vezes o tratamento conservador (fisioterapia, analgesia, fortalecimento de membros inferiores e readequação dos hábitos de vida, infiltração, uso de condroprotetores) é a primeira opção terapêutica. Mas em alguns casos, falha do tratamento conservador, paciente muito sintomático ou de alta demanda funcional o tratamento cirúrgico pode ser necessário.
São opções de tratamento cirúrgico: raspagem/”shaving”; microfratura/microperfuração/”drilling”; transplante osteocondral autólogo (OATS/mosaicoplastia); uso de biomembranas; transplante de condrócitos; e transplante osteocondral a fresco. Cada uma das opções com indicações específicas.
Você pode encontrar mais informações sobre as opções de tratamento das lesões condrais na página específica sobre esse tema.