O processo de reabilitação após a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é lento e cheio de etapas até que o paciente receba alta e possa voltar a praticar as atividades desejadas sem restrições.
Esse processo pode demorar até cerca de 1 ano. São muitas horas de fisioterapia, dedicação e treinos específicos para que se complete todo o caminho.
Qualquer recurso que venha de alguma forma facilitar esse percurso a ser percorrido entre a lesão e a alta é bem-vindo.
O “deep-running”, ou corrida aquática, é um dos recursos. O melhor é que ele tem vários benefícios.
Benefícios do “Deep-Running”
- Trabalho cardiovascular e melhora da capacidade aeróbia
- Ausência de impacto
- Trabalho em ambiente seguro e com baixíssimo risco de re-lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
- Movimento realizado é muito semelhante ao movimento da corrida
Para quem tem acesso fácil a piscina o “deep-running” é uma ótima opção para reintroduzir o movimento de corrida e aumentar a carga de treino sem impacto no joelho.
“Deep-running” nada mais é do que correr dentro da piscina. Para essa modalidade é preciso ter uma boia em formato de cinta, que você prende na sua cintura e simula o movimento da corrida dentro da piscina.
O “deep-running” pode ser iniciado com 3 meses após a cirurgia para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Indico essa opção não apenas para pacientes em pós-operatório, mas também para pacientes corredores, triatletas ou praticantes de outros esportes que dependam substancialmente de corrida, com as mais diversas lesões, que demandam diminuição da carga de treino de corrida.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta