• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

O principal sintoma da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) 

Falseio e Instabilidade

O principal sintoma da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) 

O principal sintoma da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)  150 150 Iberê Datti

O raciocínio clínico para identificar problemas de saúde passa por conjugar as queixas do paciente, com os achados do exame físico e as informações coletadas pelos exames de imagem. 

Com a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) não é diferente, tudo começa com uma queixa do paciente, que deve ser bem avaliada durante a consulta (tanto pela história clínica, quanto pelo exame físico) e avaliada por meio de exames de imagem (que podem incluir Ressonância Magnética e Radiografias com Stress). 

Apesar de sintomas como dor, bloqueio articular e travamento do joelho poderem estar presentes nos casos de lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Os sintomas mais importantes para levantar a hipótese de lesão desse ligamento são a instabilidade ou falseio no joelho. Eventualmente o paciente pode dizer que sente o joelho bambear, sair do lugar ou falhar, entre outras expressões. 

Algumas vezes essa queixa está relacionada apenas a prática de esportes que dependem de movimentos rotacionais e mudança brusca de direção. Outra vezes, mesmo em atividades cotidianas como caminhar pela casa ou subir e descer escadas pode haver a queixa de falseio ou instabilidade no joelho. 

Além disso, geralmente o paciente relata quando e como rompeu o ligamento. Descrevendo um mecanismo de trauma típico para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
Um dos mecanismos típicos de lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:

Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta