A reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) impede que por algum tempo o paciente pratique uma série de esportes. Pedalar é a primeira atividade física possível retomar.
Mas quando é possível voltar a pedalar? E andar de bicicleta?
É importante diferenciar pedalar de andar de bicicleta, pois o risco de usar uma ergométrica é muito menor do que de andar de bicicleta. Além disso, é preciso diferenciar entre as várias modalidades de ciclismo, já que mountain-bike tem mais risco para o seu joelho do que pedalar na estrada, por exemplo.
Pedalar em uma bicicleta ergométrica é possível desde as primeiras semanas após a cirurgia. Sendo inclusive uma boa estratégia para movimentar o joelho com pouca sobrecarga, iniciar a recuperação da capacidade cardiovascular (treino aeróbio), melhorar o derrame articular (inchaço no joelho) e auxiliar no ganho de flexão do joelho.
Para conseguir usar a ergométrica você precisa ter uma flexão de joelho um pouco maior do que 100º, o suficiente para ficar minimamente confortável na bicicleta ergométrica. Isso é possível por volta de 2 a 3 semanas de pós-operatório.
Para pedalar na rua ou em trilhas as exigências já são um pouco maiores, mas não existem critérios bem estabelecidos para liberar essas práticas.
Caso você queira andar de bicicleta na rua, ou praticar ciclismo de estrada, o ideal é que você já tenha recuperado força na perna e capacidade aeróbica suficiente para enfrentar as eventuais adversidades do trânsito. Isso deve ocorrer por volta de 4 a 5 meses.
Já se você pretende praticar mountain-bike é melhor atrasar um pouco o retorno. Andar em trilhas é mais arriscado e pode exigir alguma forma inesperada de uso da perna para se apoiar ou vencer obstáculos, o que pode causar uma nova ruptura do ligamento.
Apesar de não existir protocolos definindo quando é um momento oportuno para voltar pra trilha, eu não considero seguro retornar antes de 9 meses após a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e já estar executando exercícios específicos de atividade com mudança brusca de direção, aterrisagem e movimentos rotacionais.
Se você quiser saber mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão desse ligamento, você pode se interessar por:
Você também pode entrar em contato comigo para agendar sua consulta