• Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 - cj. 513 | 11 3033-5735

Como é a anestesia para a cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? 

Não precisa ter medo

Como é a anestesia para a cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? 

Como é a anestesia para a cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?  150 150 Iberê Datti

A intenção de todo o tratamento médico sempre deve ser diminuir o sofrimento do paciente. Isso inclui não sentir dor ou sentir o mínimo possível de dor. 

Para alcançar esse objetivo a cuidado em conjunto com o médico anestesista é indispensável. Esse profissional pode ter atuação relevante não apenas durante o ato cirúrgico, mas durante todo o período perioperatório, já que ele é de grande valia na individualização e implementação de estratégias analgésicas. 

Muitos pacientes têm medo da anestesia e acham que são procedimentos perigosos. Alguns pacientes até pedem para não tomar anestesia geral ou não ser entubados. Felizmente, com avaliação pré-operatória adequada, a evolução da medicina e das técnicas anestésicas a anestesia se tornou um procedimento extremamente seguro. 

Antes de avançar com a discussão das opções de anestesia existentes para a cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), é importante deixar claro que a melhor conduta anestésica deve ser individualizada considerando: condições e necessidades do paciente, preferências do médico e do anestesista, e desejo do paciente. 

Frequentemente, mais de uma técnica anestésica é usada em um mesmo procedimento. Com isso conseguimos garantir um ato cirúrgico tranquilo tanto o paciente quanto para a equipe médica, e um pós-operatório precoce mais funcional e com menos dor para o paciente. 

As principais técnicas anestésicas utilizadas na cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são: 

Anestesia Geral 

Essa talvez seja a técnica mais conhecida e temida pelos pacientes. Nela o paciente é sedado e anestesiado. Nem sempre é preciso intubar o paciente, já que é possível usar a máscara laríngea. Apesar do medo que os pacientes têm da anestesia geral, essa é uma das estratégias preferidas de muitos anestesistas 

Raquianestesia 

Também chamada de “raqui” por muita gente, trata-se de uma anestesia em que se bloqueiam os impulsos dos nervos na região da medula. Dessa forma o paciente não tem controle motor sobre os membros inferiores e seu cérebro não recebe as informações sensitivas da região operada 

Bloqueio de Nervo Periférico 

A lógica é semelhante a da raquianestesia, mas ao invés de bloquear os impulsos nervosos no nível da medula espinal, o bloqueio ocorre ainda enquanto o nervo está na região da coxa. Para a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) esse bloqueio pode ser feito na região do canal femoral ou do canal dos adutores. 

Converse com o seu médico para definir a melhor estratégia para você